A exótica Ilha de Páscoa

Por Equipe Passagem Barata | 20 jan 2014

Capa

Essa é uma opção para aqueles que querem conhecer um local diferente, mas não muito longe do nosso Brasil. A Ilha de Páscoa fica localizada no Chile, esta localizada no meio do Oceano Pacífico, a mais de 3.700 km do continente. É considerado o local mais isolado do planeta, e seus habitantes originais a chamavam de Te Pito o Henua, que quer dizer, o Umbigo do mundo. A ilha também é conhecida como Rapa Nui, nome da cultura nativa. Sua única cidade é Hanga Roa, onde vive quase a totalidade dos 4.000 habitantes da Ilha, parte deles vindos do continente.

A Ilha de Páscoa tem uma área de 170 km quadrados e pode ser explorada de várias maneiras, desde passeios guiados até como carro, motos e bicicletas alugadas. O clima é quente e agradável, a maior parte do ano com chuvas bem distribuídas por todos os meses.

Os maiores símbolos da Ilha de Páscoa são os Moais, gigantescas estátuas de pedra construídas a centenas de anos e que protegiam as aldeias e os clãs. São quase mil estatuas espalhadas por vários pontos da ilha. Os moais foram construídos a partir do século XII e faziam parte da religião local. Todos eles foram produzidos a partir de uma única pedreira, na encosta do vulcão Rano Raraku. No final do século XVII, o culto aos Moais foi substituído por outras cerimônias religiosas que aconteciam próximas ao impressionante vulcão Rano Kau.

ilha-de-pascoa-moais

Ao lado da cratera do vulcão, encontra-se a vila cerimonial de Orongo com mais de 50 casas construídas com pedras. Ela era habitada somente uma vez por ano, durante a realização da cerimônia do Homem Pássaro. Neste culto era adorado o Deus Make Make que aparece esculpido em várias rochas da região.

A Ilha tem apenas duas praias de areia, ambas na região norte. A mais famosa é a de Anakena, de areia branca, com coqueiros e vários moais “protegendo” a região. A outra é a praia de Ovahe, de areia rosada e suas águas transparentes, bem menos frequentada pelos turistas, e suas águas transparentes, repletas de corais e ideal para o mergulho.

A cultura da Ilha de Páscoa, também conhecida como Rapa Nui, contem fortes elementos polinésios. Isto pode ser visto principalmente no idioma Rapa Nui e em suas danças. Vários grupos de danças folclóricas se apresentam em restaurantes e bares durante a semana. Os mais conhecidos são Matato’a e kari Kari.

IlhaDePascoa41

A cultura Rapa Nui permeia todas as atividades da Ilha e junto com a natureza exuberante, sãos os principais atrativos da Ilha de Páscoa. Sua música, sua comida e seu artesanato revelam a história de um povo muito antigo que conseguiu sobreviver a várias ameaças internas e externas. Visite o Umbigo do Mundo, a Ilha de Páscoa. Tenho certeza de que vai gostar.

Desde a última semana de janeiro acontece na Ilha de Páscoa sua maior manifestação cultural. Durante 15 dias a população se envolve em varias atividades culturais e esportiva, algumas delas praticadas desde tempos imemoriais. Há interpretações de musicas e danças nativas, pinturas corporais, corridas de cavalo e canoas de totora, bailes folclóricos, comida típica e esporte exóticos como o Haga Pei, onde jovens corajosos se arriscam descendo encosta abruptas deitados sobre troncos de bananeira.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários