As maravilhas do Deserto do Atacama

Por Equipe Passagem Barata | 27 jan 2014

O Deserto do Atacama, o mais alto e árido de todos, é perfeito para quem gosta de aventura, natureza e história. Por ser um dos lugares mais inóspitos do planeta, os passeios pela região contam com paisagens de tirar o fôlego e um toque de mistério e magia.

Capa

Um dos principais passeios na região é uma visita às Vivendas Circulares de Tulor, ruínas de antigos povos atacamenhos, que hoje estão um metro abaixo do nível do solo, formando círculos interessantes em meio à paisagem. Outro ponto famoso é o Vale da Lua, que parece ter sido retirado de um filme de ficção científica. As formações geológicas, que parecem o solo lunar, e as mudanças de cores da paisagem fazem com que o local seja um dos mais bonitos de todo o Atacama. Este cenário encanta principalmente os fotógrafos pelas ótimas capturas de imagens que são feitas por ali.

atacama1

O Salar de Atacama é um daqueles lugares cuja visita é inesquecível. A terceira maior salina do mundo encanta por sua superfície branca e pela grande quantidade de aves. O banho no local também é uma experiência única, pois devido à alta concentração de sal não é possível afundar, basta entrar, relaxar e apreciar o belo cenário ao redor. Há ainda os gêiseres de Tatio, que são um show à parte no deserto do Atacama. A água das piscinas naturais ferve fazendo com que grandes colunas de fumaça sejam espalhadas no ar. A superfície do local dá aos visitantes a sensação de estar em outro planeta.

image

Para os menos aventureiros, o Museu Del Padre Le Paige, em San Pedro, possui uma coleção de múmias, vestimentas, objetos e artigos de ouro achados na região. É interessante para tentar descobrir como os povos antigos viviam em condições tão extremas.

Para finalizar, o céu do Deserto do Atacama é um de seus grandes patrimônios. Considerado o mais claro do hemisfério sul, é um dos melhores lugares do mundo para se observar estrelas. O ciclo da lua nova é o período ideal para observação noturna, pensando nisso a organização local preparou uma programação especial, que conta com jantar, música ao ar livre ao redor de uma grande fogueira, com músicos locais utilizando instrumentos criados com pedra, madeira, ossos e couro, e contemplação das estrelas e planetas com a ajuda de um guia astronômico, especializado e apaixonado pelo tema.

atacama

O efeito da altitude

O efeito da altitude sobre o nosso corpo é um fator que pode acabar com a viagem de muitas pessoas. O mal da altitude é provocado pelo ar rarefeito e os sintomas começam a ser mais fortes em elevações acima dos 3.000m. Os principais sintomas do “mal de altitude” são dor de cabeça, cansaço, dificuldade para respirar, enjôo e falta de apetite.

3816440712_ea72720fe7_o

Aí vão algumas dicas para se evitar ou reduzir os efeitos do “soroche” (mal de altitude na língua local): evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e de comidas pesadas, beber bastante água, mascar folhas de Coca ou fazer chá com elas. Outra dica é dormir bem de um dia para a outra. Em caso de sintomas persistentes procure assistência médica imediatamente.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários