Turismo Cairo – O Paraíso Árabe

Por Equipe Passagem Barata | 29 set 2010

A República Árabe do Egito, popularmente conhecido como Egito, é um país árabe, situado no norte da África e um dos países mais populosos do continente africano.

Egito reúne culturas, histórias e muita beleza. Nele encontramos alguns dos monumentos de maior importância no mundo como As Pirâmides de Gizê, a Coluna de Pompeu, o Templo de KarnaK entre muitos outros monumentos e paisagens que podem ser apreciadas no país.

Cairo vista durante a noite

Uma das cidades mais belas do Egito é o Cairo, a capital do país, onde modernidade e antiguidade se contrastam e encantam a todos os turistas que buscam conhecimento, cultura e lazer.

A cidade foi construída no ano de 969, porém, se tornou capital do país apenas em 1669, quando a cidade de Fustat, a até então sede administrativa, foi destruída. Com um clima desértico, seus verões são muito intensos e seus invernos são amenos, sendo as temperaturas variáveis entre dia e noite, podendo cair até 10º à noite. Devido ao clima, as chuvas são raras e costumeiramente durante o verão ocorrem às tempestades de areia típicas do deserto.

Sua população é de maioria Sunita, ou seja, Islâmica, que divide espaço com uma minoria Cristã Ortodoxa e Católica, Judia e Ortodoxa Graga. A culinária da cidade é tipicamente egípcia, sendo assim, apresenta pratos deliciosos à base de grãos, molhos, legumes, patês, frutas secas, carne de carneiro ou frango entre outras delícias devidamente temperadas. A cultura da cidade é predominante conservadora e tradicional, na qual mulheres não exibem seu corpo, homens se cumprimentam com beijo, beijo entre casais é proibido em público entre uma série de costumes rigorosos e opostos aos nossos que estão há séculos na cultura egípcia.

Conhecer a cidade do Cairo é conhecer um mundo diferente, um lugar onde os costumes, as tradições e as regras são para nós novidades e com elas aprendemos uma forma diferente de enxergar a vida e a respeitar essa diferença.

Além de aprender um pouco sobre a cultura egípcia, quem visita a cidade do Cairo tem a honra de conhecer os pontos turísticos exuberantes que a cidade apresenta como:

  • Jan El -Jalili– Um mercado antigo, com tendas onde encontramos sapatos, especiarias, pipas de cristal, joias, tecidos e muitas outras iguarias e manufaturas.
  • Mênfis– Onde se situou a mais antiga capital do Egito. Nela encontramos o Colosso de Ramsés II, uma escultura de 120 toneladas e 13 metros de comprimento e a Esfinge, feita em alabastro, de grande exuberância.
  • Pirâmide Escalonada– Com 60 metros de altura a arquitetura encanta os visitantes.
  • Pirâmide de Unas– Uma linda obra faraônica que contém suas paredes cobertas com hieróglifos, ou seja, escritas de antigas civilizações.
  • Serapeum– Semelhante a uma catacumba, a obra tem a forma de um boi Ápis, sendo os túmulos do deus.
  • Mastabas– São os túmulos de nobres, onde em suas paredes encontramos os registros das atividades religiosas do antigo Egito, onde os fiéis faziam suas oferendas. Uma verdadeira aula de história.
  • a famosa Esfinge pode ser vista na cidade do CairoPirâmides de Gizé– Uma belíssima obra faraônica do Império Antigo.
  • Esfinge de Gizé– Uma escultura com 20 metros de altura e 70 metros de comprimento que representa o Rei Kefren com um corpo de leão, tendo apenas a cabeça humana.
  • As belíssimas Igrejas Suspensas e Igreja de São Sérgio, que guardam fatos históricos relevantes.
  • O Museu Copta– Riquíssimo em cultura, no qual encontramos o acervo mais importante do mundo de arte copta.
  • As belas Mesquitas como a Mesquita de Amr Ibn Aas (a mais antiga do país), a Mesquita de Mohamed Ali em estilo turco, a Mesquita de El Azhar e sua Universidade, entre outras.
  • Os museus de Arte Moderna de Mukhtar e de Mohmoud Khalil, o Museu do Cairo e o Museu Islâmico, ricos em acervos de grande importância histórica e grande beleza.
  • Aldeia Faraônica– Onde nos remetemos ao Antigo Egito e podemos ver como era a vida no dia a dia de seu povo.

Estes são apenas alguns dos magníficos pontos turísticos da cidade que oferece infraestrutura para receber turistas com uma excelente hotelaria e restaurantes. As passagens de avião para a cidade do Cairo podem variar de R$ 3500,00 a 10500,00, dependendo da data de embarque e da companhia aérea. Fique atento às promoções e pacotes de viagens para o exterior e conheça as maravilhas que a cidade oferece.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários