Capitólio – Um paraíso em Minas Gerais

Por Equipe Passagem Barata | 18 ago 2015

Localizada a 600 km do litoral, os 25 km² de areia que contornam um verdadeiro mar de água doce cercados por cânions que se erguem a 20 metros de altura emolduram uma das mais belas paisagens do nosso planeta. Grutas, cachoeiras e a Lagoa Azul completam o cenário paradisíaco de Capitólio, a praia dos mineiros.

Praia dos mineiros | Fonte da imagem: revistaviag.com.br

Praia dos mineiros | Fonte da imagem: revistaviag.com.br

A represa de Furnas oferece gigantescos lagos de água esmeralda, o que permite a existência de uma praia artificial no interior de Minas Gerais. O cartão-postal da cidade é a cachoeira da Lagoa Azul, mas se você deseja apreciar todo o conjunto é possível fazer passeios à bordo de lanchas e chalanas. Caso queira apreciar os cânions, o acesso é feito através de barcos no Lago de Furnas.

Passeio de lancha | Fonte da imagem: i.ytimg.com/

Passeio de lancha | Fonte da imagem: i.ytimg.com/

Um dos destinos favoritos de quem vai à Minas, Capitólio fica localizada a 283 km da capital Belo Horizonte e tem população de cerca de 8000 habitantes. O município abriga um dos mais importantes centros náuticos do estado, o Balneário Escarpas do Lago, a maior marina fluvial da América Latina. Apesar de ter portaria, é possível fazer um passeio pelo balneário.

O clima da cidade é temperado, no inverno tem temperatura média de 10° e poucas chuvas. Já no verão elas sobem para média de 30° durante o dia e ficam mais agradáveis durante a noite, como acontece nas cidades do Sudeste. Essa é também a época de mais chuvas.

Cânion | Fonte da imagem: panoramio.com

Cânion | Fonte da imagem: panoramio.com

Aventura e esportes radicais

O turismo local não fica preso somente a passeios aquáticos. É possível praticar rapel, escalada e trilhas através das paisagens únicas de Capitólio. O Morro do Chapéu tem 1293 metros de altura, seu topo é formado por um planalto com vegetação rasteira. Muitos turistas gostam de se aventurar por ele para apreciar a visão do alto do Lago de Furnas e municípios vizinhos.

Os pratos típicos da cidade têm como base peixes, o que não é para menos, já que é um município com tanta água disponível. Entre as muitas opções, traíras e tilápias fazem muito sucesso até mesmo em churrasco.

Rapel | Fonte da imagem: mochileiros.com

Rapel | Fonte da imagem: mochileiros.com

Já está imaginando ver os cânions de Capitólio de perto? Continue no nosso blog e conheça outros destinos fantásticos no interior do Brasil.

Você também vai gostar de:

Bonito – Conheça a Encantadora cidade de Mato Grosso do Sul

Lençóis Maranhenses – Riquezas Naturais do Litoral Brasileiro

Ceará – Sinônimo de Beleza Natural!

Top 10 Praias do Brasil – As Praias Mais Belas do País

 

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários