Capitólio – Um Paraíso em Minas Gerais

Por Equipe Passagem Barata | 06 fev 2014

Capitólio

Uma cidade conhecida pelos turistas locais e estrangeiros, Capitólio fica localizado a 283 km da capital Belo Horizonte e tem população de cerca de 8000 habitantes. O município abriga um dos mais importantes centros náuticos de Minas, o Balneário Escarpas do Lago que é a maior marina fluvial da América Latina. Apesar de ter portaria, é possível fazer um passeio pelo balneário.

O clima da cidade é temperado, no inverno tem temperatura média de 10° e poucas chuvas. Já no verão elas sobem para média de 30° durante o dia e ficam mais agradáveis durante a noite, como acontece nas cidades do Sudeste, é a época de mais chuvas.

Lago Furnas

Lago Furnas

Capitólio é umas das únicas cidades do interior de Minas Gerais que oferece uma verdadeira praia, mesmo não tendo acesso ao mar. A represa de Furnas oferece gigantescos lagos de água esmeralda. Para completar o visual paradisíaco, o cenário é completado por cânions de até 20 metros de altura, além de cachoeiras e grutas.

O cartão-postal da cidade é a cachoeira da Lagoa Azul, mas se você quiser apreciar todo o conjunto é possível fazer passeios à bordo de lanchas e chalanas. Se quiser apreciar os canyons, o acesso é feito através de barcos no Lago de Furnas.

Mas o turismo local não fica preso somente a passeios aquáticos.

Mirante Canyon

Mirante Canyon

É possível praticar rapel, escalada e trilhas através das paisagens únicas de Capitólio. O Morro do Chapéu tem 1293 metros de altura, seu topo é formado por um planalto com vegetação rasteira. Muitos turistas gostam de se aventurar por ele para apreciar a visão do alto do Lago de Furnas e municípios vizinhos.

Os pratos típicos da cidade têm como base peixes, não é para menos já que é um município com tanta água disponível. Entre as muitas opções, traíras e tilápias fazem muito sucesso até mesmo em churrasco.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários