Chapada dos Guimarães – Viaje pela Chapada dos Guimarães em Mato Grosso

Por Equipe Passagem Barata | 20 abr 2010

O parque nacional Chapada dos Guimarães situa-se no cerrado brasileiro, mais precisamente no Mato Grosso, a região é cenário de deslumbrantes paisagens e muita magia. Dentro do parque é possível encontrar cavernas, cachoeiras lindas, dentre as quais se destaca a cachoeira Véu da Noiva, grutas, montanhas e cânions arenosos que exibem formações nas rochas atingindo grandes alturas.

Segundo afirmações de historiadores a Chapada dos Guimarães há alguns milhões de anos teria sido parte integrante do fundo do oceano, mais tarde com a evolução natural cobriu-se de florestas tropicais e foi habitada por dinossauros.
Quando passou a ser habitada pelo homem a Chapada foi lar de diversas tribos primitivas, praticantes do paganismo dentre as práticas mágicas as que receberam maior ênfase foram às práticas xamânicas; outro fato que justifica o misticismo da região são as profecias feitas por Dom Bosco a respeito das boas energias do local.

Atualmente a região da Chapada dos Guimarães é visitada por turistas do mundo todo, muitos viajam em busca de uma bagagem histórica e cultural, em busca das maravilhas artesanais feitas no local, outros ainda viajam a fim de realizar estudos arqueológicos na região visto que é muito rica em sítios arqueológicos.Chapada dos Guimarães

Além das belezas naturais o parque nacional conta com outros pontos turísticos como as igrejas de arquitetura histórica, espaços de recreação, esportes radicais como tirolesa vôos de paraglider e os teatros, bares e casas de shows. O clima da Chapada dos Guimarães é um clima tropical temperado, na hora de fazer as malas é importante equilibrar os modelos de roupas que levará, alterne levando pelo menos uma peça para cada ocasião, não se esqueça de incluir na bagagem repelente, afinal a região apresenta uma biodiversidade imensa e os insetos são muitos na região, protetor solar e roupas leves que permitam caminhadas, vale a pena conhecer as trilhas que cortam a Chapada dos Guimarães.

Para ajudar na localização dentro do parque o turista conta com a distribuição de mapas e guias turísticos, além don apoio profissional dos seguranças e guias turísticos das proximidades.

O acesso ao local pode ser feito de carro, ônibus ou avião, por toda a extensão da chapada é possível encontrar hotéis e pousadas que oferecem ao turista conforto e comodidade durante a hospedagem, faça logo uma reserva e experimente. Os restaurantes e bares também podem ser encontrados com facilidade, o preço da região não é muito elevado, calcula-se o gasto médio de R$1200,00 em uma viagem de ida e volta para a chapada.

Se você quer viajar com destino a Chapada procure uma agência de viagens para garantir a segurança durante toda a viagem.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários