Cuiabá Reúne Atrativos e se Destaca Além do Calor

Por Equipe Passagem Barata | 26 ago 2013

Cuiabá

Capital e maior cidade do estado de Mato Grosso, Cuiabá é um grande atrativo para turistas. Com mais de 560 mil habitantes e temperaturas altas ao longo de todo o ano, a cidade reúne atrações para todos os gostos e chama a atenção pela natureza e arquitetura.

História marcada pelo ouro

Foram os bandeirantes paulistas os primeiros a chegar à terra onde hoje é Cuiabá. Manoel de Campos Bicudo passou pelo local por volta de 1680, fundando um povoado. Mas foi apenas em 1718, com Pascoal Moreira Cabral, que a cidade tomaria forma. Ao encontrar ouro e iniciar a ata de fundação de Cuiabá, muitos habitantes de outros territórios migraram para a cidade buscando riquezas e vida nova. Em 1726, o povoado tornou-se vila, sendo batizado de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

A condição de cidade veio apenas em setembro de 1818 e o posto de capital de Mato Grosso foi anunciado em agosto de 1835. No entanto, a Guerra do Paraguai atingiu o estado e várias cidades foram invadidas. Cuiabá não sofreu com combates, mas uma epidemia de varíola trazida por soldados matou cerca de 12 mil habitantes. Cuiabá retomou o crescimento aos poucos e foi impulsionada em 1950, quando Brasília se tornou capital federal criando um forte movimento de imigração na região.

A natureza que atrai os turistas

Quem deseja conhecer Cuiabá sabe que, além do forte calor, vai encontrar a natureza sempre presente. A cidade é envolvida por árvores e muito verde, além de parques que sempre recebem muitos visitantes. O Parque Estadual Mãe Bonifácia, com 77 hectares de área, chama a atenção pelo tamanho e o Parque Zoológico é atração por reunir animais da fauna mato-grossense e do Pantanal.

Com arquitetura tipicamente colonial, Cuiabá também recebe muitos turistas para conhecer suas instalações antigas, que foram preservadas para turismo. O Centro Histórico é onde se encontra a maior concentração de prédios clássicos, além do calçadão para passeio. O Arsenal de Guerra, construído em 1818 por ordem de D. João IV, e igrejas como Catedral Metropolitana, fundada em 1973, e a Igreja do Rosário, fundada em 1764, também são recomendadas para a visita.

Arsenal de Guerra

Arsenal de Guerra

Hospedagem

Por ser a capital do estado, Cuiabá reúne diversos locais para se hospedar. Desde redes conhecidas nacionalmente, como o Hotel Deville e o Holiday Inn Express, passando por estabelecimentos mais caros como o Gran Odara Hotel, o Sansaed e o Talamã Plaza Hotel, a cidade tem opções para todos os perfis e bolsos.

Holiday Inn Express

Holiday Inn Express

Culinária Típica

Próxima ao Pantanal e cercada por rios, Cuiabá só poderia desenvolver uma culinária típica envolvendo peixes. Locais como a Lélis Peixaria e o Restaurante e Peixaria Okada são recomendados por turistas e moradores para degustar um típico Pintado, peixe famoso na região. Outros pratos conhecidos são o arroz com pequi, também tradicional em Goiás, e a farofa com banana.

Lélis Peixaria

Lélis Peixaria

Pacotes para Viajar

Procure pacotes para viajar e conhecer Cuiabá. A capital do Mato Grosso tem diversos atrativos. Aproveite para pesquisar passagens mais em conta e voar até este local recheado de belezas.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários