Garibaldi – Centro de uma Grande Mistura Européia

Por Equipe Passagem Barata | 14 ago 2013

Garibaldi - RS

A antiga colônia de Conde D’Eu recebeu seus primeiros imigrantes em 1870 e eles eram alemães e não italianos, como ocorreu com outras cidades da Serra Gaúcha. Cinco anos mais tarde começaram a chegar outras levas de imigrantes suíços, franceses, austríacos, poloneses e italianos, que sempre estiveram presentes em maior número. Influências de vários povos contribuíram para Garibaldi, que se tornou município oficialmente em 1900, ter diversidade econômica e riqueza cultural.

Rota dos espumantes e arquitetura histórica são os principais atrativos

Se outras cidades do sul são famosas por seus vinhos, Garibaldi se destaca pela sua produção de champanhe e a fama se justifica, afinal foi nesta cidade que foi produzido pela primeira vez este tipo de bebida no Brasil. Por isso, um passeio pela Rota dos Espumantes é obrigatório para quem quer degustar e aprender um pouco sobre a produção. Já para apreciar as belas construções, os visitantes podem seguir pela Rota Religiosa e visitar as igrejas erguidas no começo do século passado. Para aprofundar-se ainda mais na história, um passeio pelas ruas centrais da cidade é uma boa opção para conhecer os 34 casarões construídos nas primeiras décadas do século XX e ricamente ornamentados.

Pacotes têm hospedagem em Gramado ou Garibaldi

Os pacotes turísticos geralmente contemplam hospedagem em Gramado e excursões para cidades da Serra Gaúcha, entre elas Garibaldi. Mas também é possível encontrar opções personalizadas para se hospedar em Garibaldi e ter mais dias para aproveitar a cidade.

Hotéis preservam uma parte da história

Hotel Casacurta

Localizado no centro de Garibaldi, o hotel tem mais de cem anos de história e conta com a Hostaria Casacurta, um restaurante italiano que funciona em um porão rústico incrustrado nas pedras. Endereço: Rua Luiz Rogério Casacurta, 510, Centro. Telefone: (54) 3462-2166. Diárias a partir de R$ 140,00.

Hotel Casacurta

Hotel Casacurta

Pousada Castello Benvenutti

A pousada, instalada dentro de um castelo, possui apenas 11 acomodações exclusivas. Localizada próxima à entrada do Vale dos Vinhedos, o hotel possui restaurante e loja de móveis. Endereço: Rodovia RST 470 – Km 221,6 – entre Bento Gonçalves e Garibaldi. Telefone: (54) 3388-3388. Diárias a partir de R$ 165,00.

Pousada Castello Benvenutti

Pousada Castello Benvenutti

Comidas típicas italianas com o tempero da nonna

A gastronomia é um dos pontos altos do turismo em Garibaldi. Muitas famílias que possuem propriedades na Rota das Cantinas e na Estrada do Sabor preparam refeições com culinária regional para grupos pré-agendados. Na cidade também existem opções, como o Tratoria Primo Camillo, que serve massas, carnes e pizzas e o restaurante Valle Rústico com seus risotos e cortes especiais.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários