Goiânia – Fundada e Inspirada na Art Déco

Por Equipe Passagem Barata | 16 ago 2013

Goiânia

A história da jovem cidade de Goiânia, fundada em 1933, foi planejada para ser a capital do estado de Goiás. A capital do estado já era objeto de discussão desde 1753 e a mudança se concretizou graças à influência do movimento Marcha para o Oeste, liderado pelo governo de Getúlio Vargas, que incentivava a ocupação da região Centro-Oeste. A partir daí, diversos prédios públicos e monumentos foram construídos em estilo Art Déco e se tornaram parte de um dos acervos mais significativos do Brasil. Os 22 prédios e monumentos foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN.

Destaque pelas atrações culturais e áreas verdes

Além dos prédios com influências do movimento Art Déco, Goiânia possui uma intensa vida cultural com seus museus, entre eles o Museu de Arte, o teatro Goiânia e a maior galeria de arte a céu aberto do mundo com 14 painéis da Via Sacra. Para relaxar, a cidade conta com vários parques como o Flamboyant, Vaca Brava, Horto Florestal e o Bosque dos Buritis, localizado na região central. A grande quantidade de árvores dá a Goiânia o título de cidade com maior índice de área verde por habitante.

Bosque dos Buritis

Bosque dos Buritis

Pacotes turísticos flexíveis

Operadoras de turismo disponibilizam pacotes para Goiânia com transporte rodoviário ou aéreo com origem em diversas cidades do Brasil. Podem ser passeios de um único dia, tour de compras ou ainda pacotes com passagem aérea e hotel inclusos.

Hotéis oferecem lazer e comodidade

Há diversas opções de hospedagem na cidade, confira algumas:

Castro’s Park Hotel

Primeiro hotel cinco estrelas de Goiânia, possui piscina aquecida, academia, brinquedoteca, lojas, restaurantes e outras conveniências. Endereço: Avenida República do Líbano, 1520, Setor Oeste. Telefone: (62) 3096 2000. Diárias a partir de R$ 300,00.

Castro’s Park Hotel

Castro’s Park Hotel

Plaza Inn Augustos Hotel

O hotel, com a arquitetura em estilo clássico, está localizado na região central de Goiânia e conta com piscina, sauna, academia de ginástica e restaurante. Endereço: avenida Araguaia, 702, Setor Central. Telefone: (62) 3216 6666. Diárias a partir de R$ 107,00.

 

Pequi é o destaque da culinária goiana

Muitos restaurantes oferecem pratos típicos da culinária regional. O Chão Nativo, localizado no Setor Bueno, tem em seu cardápio pratos feitos com os ingredientes da região, como a lasanha de pequi, empadão goiano e paçoca. A fruta típica do Centro-Oeste também está presente no restaurante Fogão Caipira, com o empadão e o frango com Pequi.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários