Goiás – Cidade Histórica e Patrimônio Mundial

Por Equipe Passagem Barata | 23 ago 2013

Palácio Conde dos Arcos

Patrimônio Histórico e Cultural Mundial, Goiás ou Goiás Velho como também é conhecida, é uma cidade que cultiva suas raízes históricas e atrai turistas do Brasil e do mundo. Com pouco mais de 25 mil habitantes, o município chama atenção por preservar culturas seculares, representando um grande passeio pela história.

Dos índios ao ouro

A história da cidade de Goiás começa com os índios, que eram os primeiros habitantes da região. Registros mostram que tribos como xavantes, caiapós e acroás ocupavam a terra até a chegada dos bandeirantes, que após descobrirem Minas Gerais e as minas de Cuiabá, rumaram para o centro do país em busca de mais riquezas. Em 1727, foi fundado o Arraial de Sant’Anna, por Bartolomeu Bueno da Silva.

Dez anos depois, a região se destacou pela mineração e o arraial foi elevado à condição de vila administrativa, tornando-se Vila Boa de Goyaz. Foi lá que surgiram os primeiros artistas, a cultura da agropecuária e a culinária. Vila Boa seguia tendências, por ser capital, e seus moradores estarem sempre em contato com o Rio de Janeiro, capital do país na época. Mas uma grande mudança, entre 1930 e 1940, mudou os rumos da cidade. Goiânia foi nomeada a nova capital do estado e Vila Boa, que já se chamava cidade de Goiás, tornou-se apenas um berço histórico.

Cultura e história como turismo

Quem visita Goiás faz um passeio pela história brasileira. A cidade conta com muitos museus para visitação, como o Museu das Bandeiras e o Palácio Conde dos Arcos, ambientes decorados com mobílias do século XVIII e pertences de antigos governantes. O Museu de Arte Sacra da Igreja da Boa Morte reúne o maior acervo do escultor barroco Veiga Vale e a Casa de Cora Coralina é um museu vivo e permanente da famosa poetisa.

Museu das Bandeiras

Museu das Bandeiras

Para os amantes de prédios históricos, Goiás é um convite. 90% de sua arquitetura é barroca-colonial, obra que só foi possível graças ao tombamento como patrimônio arquitetônico do século XVIII. Há também muitas belezas como cachoeiras e balneários que vale muito visitar.

Hospedagem barata e acolhedora

Goiás é uma cidade modesta, que tem no povo acolhedor uma grande atração. Para se hospedar durante uma viagem, hotéis e pousadas estão à disposição de todos por preços bem acessíveis. Entre os hotéis destacam-se o Hotel Raios de Sol, em frente à rodoviária da cidade, e o Hotel Atlanta, situado na entrada do município.

Gastronomia típica

A culinária típica da região goiana é o carro-chefe dos restaurantes em Goiás Velho. Os pratos mais famosos são o empadão goiano e o peixe na telha, que podem ser degustados em restaurantes como o Casarão e Sobradinho. O fogão a lenha é presença garantida para dar mais sabor à comida.

Conheça Goiás

Navegue pela história do Brasil conhecendo as belezas clássicas desse patrimônio que é a cidade de Goiás. Planeje uma viagem para aproveitar as belezas e classe deste importante território no centro-oeste brasileiro.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários