Ilha Grande – Um Paraíso a Poucos Quilômetros de Angra dos Reis

Por Equipe Passagem Barata | 10 abr 2012

Se você gosta de conhecer lugares diferentes e adora praia, sol e mar, Ilha Grande, no Rio de Janeiro, é um dos destinos que não podem faltar no seu roteiro de turismo. Vale a pena adquirir uma passagem aérea para conhecer a maior ilha da baía de Angra dos Reis, que conta com águas cristalinas e serve de refúgio para uma enorme quantidade de organismos marinhos.

Ilha Grande

Ilha Grande passou décadas isolada por abrigar um presídio de segurança máxima, que só foi desativado em 1994. Por isso, o local conserva aspectos de vilarejo e muitos trechos de natureza intacta. Além das mais de cem praias, a ilha apresenta belíssimos rios e cachoeiras.

A Vila do Abraão é considerada o centro da ilha, mas para chegar até lá os únicos meios de transporte são os barcos, fato que também contribui para preservar o clima de aldeia de pescadores de Ilha Grande. A viagem dura aproximadamente uma hora e meia, partindo de Mangaratiba ou de Angra.

A região de Mata Atlântica também foi transformada em Reserva Biológica e Parque Estadual, isso pôs fim aos acampamentos e construções irregulares que já afetavam a paisagem da ilha.

Ilha Grande Lagoa Verde

Porém mesmo com todo esse aspecto rústico, o arquipélago recebe muitos turistas, principalmente nos feriados e na alta temporada. A exuberante natureza de Ilha Grande ajuda a aumentar a quantidade de atrativos desse destino nacional paradisíaco.

Entre as praias mais visitadas estão Cachaçado, Aventureiro e Lopes Mendes, que também são consideradas algumas das mais belas do sudeste do Brasil. Outro local da ilha que é preciso conferir de perto é a Lagoa Azul, um verdadeiro aquário natural com águas transparentes e ricas em estrelas-do-mar e peixes coloridos. A lagoa é o principal cartão postal do arquipélago.

Ilha Grande RJ

Ilha Grande também é um ótimo destino para quem gosta de mergulhar, pois apresenta em sua extensão marítima inúmeros naufrágios e lajes que servem de abrigo para moreias, robalos e tartarugas. Já para os aventureiros que gostam de caminhar é possível seguir por diversas trilhas, que levam a todas as enseadas.

Mas, se o seu intuito for conhecer os sabores típicos de Ilha Grande, inclua no seu roteiro uma visita ao Saco do Céu, cantinho desse lugar maravilhoso onde são servidas paellas e moquecas deliciosas.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários