Itacaré – Um Paraíso Baiano

Por Equipe Passagem Barata | 23 mai 2011

Surfar a melhor onda: esse é o sonho de todo o surfista. O Brasil está abarrotado de cidades litorâneas, onde a prática do esporte é favorável. Um desses lugares é Itacaré, localizado no litoral da Bahia. Anualmente, o município é procurado pelos desportistas, que participam de competições ou vão ao local simplesmente para praticar e apreciar as belezas naturais da cidade. E não são só eles, Itararé é um dos municípios baianos mais visitados por turistas (desde a criação da estrada Ilhéus-Itacaré) e suas praias são seu maior chamariz!

Itacaré

E não são só as praias! Atualmente, o município baiano foi transformado em Área de Proteção Ambiental (APA), o que estimulou o município para o ecoturismo. A localidade oferece outras opções como rios, cachoeiras e corredeiras, onde são oferecidos práticas de ecoaventura. Através da Rodovia BA-001 (Ilhéus – Itacaré), esse tipo de turismo cresceu no município e oferece opções como rafting radical, parapente, cascade, rapel, mountain-bike, caiaque, bóia cross, off-road, duck, canoagem e muitos outros.

A região preserva 31% da área remanescente coberta pela Mata Atlântica (aproximadamente 22 mil hectares), sem contar os mangues e a restinga. A floresta guarda espécies ameaçadas da fauna brasileira, como o macaco-prego e a preguiça de coleira. As principais áreas de conservação do município são a APA Itacaré Serra Grande e o Parque Estadual da Serra do Conduru (PESC), além de algumas iniciativas privadas. A vida noturna da cidade é contagiante, independente da alta ou baixa temporada, há sempre movimento com música ao vivo nos restaurantes ou balada com forró e reggae.

Mas são, com certeza, suas praias a atração turística que mais chama pessoas para a Itacaré. Várias são as praias importantes, próprias para a prática do surf, para o banho ou simplesmente para tirar fotos incríveis. Um dos points é a praia da Tiririca, uma das mais conhecidas pelos surfistas, sede das principais provas do campeonato baiano, ou a Prainha, considerada uma das 10 mais lindas do litoral brasileiro. Melhor que saber sobre Itacaré, é viver Itacaré!

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários