Lençóis Maranhenses – Riquezas Naturais do Litoral Brasileiro

Por Equipe Passagem Barata | 10 ago 2015

O Brasil é um país de proporções continentais e, por isso, nós somos privilegiados com uma grande variedade de paisagens belíssimas. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um destino obrigatório para todos aqueles que querem conhecer a fundo as riquezas do nosso país. O local é uma região desértica, localizada no litoral leste do Maranhão, com uma geografia irregular de dunas e planícies móveis, que se movimentam de acordo com o vento e a estação.

Lençóis Maranhenses | Fonte da Imagem: qualviagem.com.br

Lençóis Maranhenses | Fonte da Imagem: qualviagem.com.br

As paisagens únicas e exóticas dos Lençóis Maranhenses se estendem por uma área de mais de 150 hectares. Um mar de areia branca que avança até onde o olhar consegue alcançar entrecortado por dunas que se elevam como montanhas por mais de 40 metros de altura e lagoas que se assemelham a espelhos d’água em tons de azul-turquesa e verde-escuro.

lençóis Maranhenses | Fonte da Imagem: hypescience.com/

Lençóis Maranhenses | Fonte da Imagem: hypescience.com/

Além disso, o clima na região é muito quente e chuvoso, o que permite o acúmulo das águas das chuvas, formando belas lagoas cristalinas, que são como um oásis no meio do deserto. Algumas dessas lagoas são tão grandes, que perduram por todo o ano e também abrigam colônias de peixes.

Lençóis Maranhenses | Fonte da imagem: Embratur

Lençóis Maranhenses | Fonte da imagem: Embratur

Como chegar

A principal porta de acesso para a reserva é Barreirinhas, de onde partem os passeios de jipe e as caminhadas que levam às atrações, como as lagoas Bonita e Azul. Dentro do parque, as estradas e as trilhas são de areia e sem sinalização, sendo obrigatório o tráfego em veículos 4×4 e a contratação de guias credenciados (inclusive para os percursos a pé). É recomendável levar água e comidas leves para os passeios, uma vez que não há infraestrutura de apoio na área protegida pelo parque.

Lençóis Maranhenses | Fonte da imagem: Lençóis Maranhenses | Fonte da imagem: vicenzaturismo.com

Lençóis Maranhenses | Fonte da imagem: Lençóis Maranhenses | Fonte da imagem: vicenzaturismo.com

Culinária

Graças à influência portuguesa, indígena e africana, quem visita os Lençóis tem a oportunidade de experimentar a culinária típica maranhense, que é variada, saborosa e marcada por muitos temperos. Entre os pratos mais importantes está o arroz de cuxá com peixe frito e o Camarão da Malásia, mas não se pode esquecer as peixadas, caranguejadas e caldeiradas, com o melhor dos frutos do mar; e dos pratos sertanejos, como a carne-de-sol com mandioca, o guisado de pato e a canja de galinha caipira. E como sobremesa, recomenda-se o doce de buriti, o fruto de um tipo de palmeira comum na região.

Camarão da Malásia | Fonte da imagem: tolongedecasa.com

Camarão da Malásia | Fonte da imagem: tolongedecasa.com

Já está de malas prontas para conhecer as belezas dos Lençóis Maranhenses? Confira outros post sobre destinos imperdíveis dentro do Brasil no nosso blog.

Você também vai gostar de:

Ecoturismo no Maranhão – Conheça a Beleza do Maranhão

Turismo Imperatriz do Maranhão – Verão o Ano Inteiro

Fortaleza – Dunas e Águas Paradisíacas Fazem parte das Atrações de Fortaleza

Top 5: melhores destinos para viajar sozinho

 
 

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários