Miranda – O Deslumbrante Portal do Pantanal

Por Equipe Passagem Barata | 09 set 2013

Miranda - MS

Conhecida como “Portal do Pantanal”, a cidade de Miranda atrai visitantes que desejam se aventurar por suas paisagens alagadiças e explorar sua fauna e flora pantaneiras. Essa é uma região encantadora e rica em belezas naturais.

História da cidade

A cidade foi fundada em 1778, quando o Presídio Nossa Senhora do Carmo do Rio Mondego foi erguido pelo então governador-general Caetano Pinto de Miranda. Porém, somente em 1857 o local transformou-se em vila, com o nome de Miranda, em homenagem ao governador. Oito anos após essa nomeação, a vila é destruída durante a Guerra do Paraguai. Anos mais tarde, a cidade foi reedificada, sendo hoje uma região importante para a agropecuária e ecoturismo.

Roteiros de passeios

Para turistas que vêm de Campo Grande, a melhor opção é pegar o Trem do Pantanal, que passa por Aquidauana com destino à cidade de Miranda (220km). É possível percorrer muitos pontos históricos diante de uma exuberante vista pantaneira. Já em Miranda são muitas as alternativas de passeios, em sua maioria ligados à rica bacia hidrográfica formada pelos rios Miranda, Salobra e Agachi. Assim, os amantes da pesca esportiva e passeios de barco terão diversos destinos e roteiros para escolher. Outra atração interessante é a observação noturna de animais como jacarés e cobras dentro das regiões pantaneiras.

Trem do Pantanal

Trem do Pantanal

Pacotes turísticos para Miranda

É possível encontrar várias agências de turismo especializadas na região de Miranda, as quais oferecem variadas opções de pacotes e atrações de acordo com diversos orçamentos e preferências. Procure um profissional para ajudá-lo a montar um roteiro personalizado para as suas necessidades.

Hospedagem

A Pousada Pedra Branca está localizada a 15km do centro da cidade de Miranda, dentro de uma fazenda particular em uma área de mata de preservação ambiental permanente. As diárias são em torno de R$ 120,00 para o casal e os serviços como pescaria, passeio de barco e alimentação são pagos à parte.

A Pousada Pantaneira está situada dentro da Fazenda San Francisco, aliando o ecoturismo ao agroturismo. Entre os serviços estão os passeios guiados para visitação de animais como onças pintadas, jaguatiricas, araras azuis e muitas outras aves. É possível hospedar-se na pousada, a partir de R$ 370,00, ou apenas aproveitar em um dia todo as suas atrações.

Pousada Pantaneira

Pousada Pantaneira

Restaurantes e gastronomia local

Alguns roteiros e hotéis já incluem a alimentação, que é baseada em pratos típicos de peixe dos rios locais. Outro prato típico da região é o “pucheiro”, a base de carne e mandioca. Uma excelente alternativa para saborear esses pratos é no restaurante Rojo e Rojo, localizado na Rua Barão Rio Branco, 1146, no Centro.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários