Olinda – Destino Certo para História e Cultura

Por Equipe Passagem Barata | 17 dez 2012

Uma das mais antigas cidades brasileiras. Fundada em 1535 pelo português, e primeiro donatário da Capitania de Pernambuco, Duarte Coelho. No século XVII, diante de uma batalha entre Holanda e Portugal, Olinda foi o centro da disputa e tomada pelos holandeses, no ano de 1630. Os portugueses retomaram as terras em 1654, mas as tropas holandesas já haviam alterado a cidade. Grande parte do patrimônio arquitetônico foi construída durante os vinte e quatro anos de domínio holandês, e, nos dias atuais, sua rica cultura e seu potencial turístico têm influência dessa época. Atualmente possui 375 559 habitantes, sendo 360 554 em zona urbana e área de 37,9 km², localizada a 6 km de Recife.

Olinda

Alguns monumentos que devem ser visitados na cidade são o Mosteiro São Bento, por ser uma importante obra barroca do país, sendo fiel à sua história com poucas mudanças e o Convento de São Francisco, dentro desse complexo da arquitetura barroca da cidade. Além dessas, existem outros prédios tombados pela UNESCO que fazem parte do Centro Histórico de Olinda, como a catedral da cidade. Outro monumento de grande importância é o Farol de Olinda, construído após o de Recife, para que pudesse atender as reivindicações de uma sinalização para as áreas como o ponto de Olinda e o cabo de Santo Antônio.

Mosteiro São Bento

Mas não é só pela rica história e arquitetura que Olinda é um destino nacional cobiçado. A cultura do local é muito vasta, com o frevo e o maracatu, já símbolos nacionais, as orquestras contemporâneas, a música local, a literatura de cordel, e o carnaval.

maracatu

Um espaço ideal para visitar e acompanhar de perto as apresentações de maracatu e coco-de-roda é o Mercado do Viradouro. Além, é claro, de comer o melhor da culinária local. Só não deixe de visitar Olinda, independente da data, a cidade tem muita a oferecer. Programe sua viagem tirando proveito da passagem barata de avião.

coco-de-roda

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários