Paranaguá – Mistura de Tradição, História e Beleza

Por Equipe Passagem Barata | 02 ago 2013

Paranaguá

Paranaguá, a cidade mais antiga do estado do Paraná, foi fundada na primeira metade do século XVII e possui mais de 400 anos de história. A 91 km da capital, Curitiba, o município tem cerca de 140 mil habitantes e é conhecido como o Berço da Civilização Paranaense. Seu nome foi dado pelos primeiros habitantes, os índios, mas começou a ser povoada por volta de 1550, com o objetivo de ser um ponto de investigação na busca por riquezas, como ouro. Após receber a malha ferroviária, no ano de 1935 ganhou o Porto D. Pedro II, o segundo maior em exportação e o primeiro colocado em exportação de grãos da América Latina.

Locais para Visitar

Paranaguá tem um vasto conjunto arquitetônico que se apresenta em igrejas, ladeira e vários casarões que remetem à época da construção da cidade, como pode ser visto nos edifícios existentes na Rua da Praia. Entre os destinos de passagem obrigatória estão o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio e a Fonte da Camboa ou Fontinha. A cidade ainda possui alguns dos monumentos tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná.

Um dos grandes atrativos do município é a Ilha do Mel, um recanto de beleza e exuberância, que é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), responsável por regular as rotas de visitação e os locais adequados para receber turistas. Entre os lugares de visitação permitida está a Nova Basília, o Farol das Conchas, a Fortaleza e as Encantadas.

Farol das Conchas

Farol das Conchas

Pacotes de Viagem

A cidade de Paranaguá faz parte de vários pacotes turísticos para a região Sul do país, juntamente com outras cidades da região.

Hotéis

A rede hoteleira é vasta e também conta com pousadas. A maioria dos hotéis fica no centro da cidade e permitem maior mobilidade entre os destinos, como o Hotel Continente, Hotel Palácio, Hotel Serra do Mar e a Pousada Itiberê. O Camboa Hotel Paranaguá, por exemplo, possui ótima infraestrutura e conta com piscina interna e toboágua.

Camboa Hotel Paranaguá

Camboa Hotel Paranaguá

Alimentação

Nos restaurantes, opte por aqueles que sirvam o barreado e o pirão de peixe, ícones da culinária local imperdíveis. Esses pratos podem ser encontrados, em sua maioria, nos restaurantes do centro histórico da cidade. No ‘Danúbio Azul’, é possível apreciar uma ótima feijoada, já na ‘Casa do Barreado’, são muito procurados o barreado e os frutos do mar.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários