Parintins – Festas e Muito Folclore o Ano Todo

Por Equipe Passagem Barata | 11 set 2013

Parintins

Parintins localiza-se a 325 km de Manaus e seu acesso é somente por via aérea ou fluvial. A cidade é repleta de festas e movimentos folclóricos que representam muito a mescla entre as culturas indígenas locais e o catolicismo, além de ser um patrimônio natural belíssimo que encanta os visitantes.

História da cidade

A região de Parintins, ocupada por diversas tribos indígenas, foi descoberta em 1749 pelo explorador José Gonçalves da Fonseca. No entanto, a sua fundação oficial, com o nome de Tupinambarana, se deu em 1796, quando José Pedro Cordovil instalou-se na região para explorar o cultivo do cacau e a pesca do pirarucu. Foi apenas em 1853 que a área recebeu o nome de Parintins, em homenagem aos “Parintintins”, povo indígena que habita a região. Hoje a cidade possui cerca de 100 mil habitantes e mantém sua economia baseada na agricultura, pecuária e extração vegetal.

Atrações da cidade

Uma das principais atrações da cidade é o Festival Folclórico de Parintins, dentro da arena do Bumbódromo, sempre nos três últimos dias de junho, onde os bois se enfrentam e encantam o público. Outra festa grandiosa ocorre no mês de julho, durante onze dias os devotos de Nossa Senhora do Carmo louvam a santa decorando ruas, realizando procissões e com um belo espetáculo de fogos de artifício.

Festival Folclórico de Parintins

Festival Folclórico de Parintins

No verão multidões também são atraídas para a praia de Uaicurapá, onde ocorrem festivais de música e concursos de beleza. Já, para quem prefere um roteiro mais cultural, a comunidade da Valéria é uma ótima opção, pois apresenta um rico e interessante sítio arqueológico.

Pacotes turísticos

Para desfrutar de todas as belezas dessa região procure um profissional especializado na sua cidade ou na própria Parintins, que irá lhe oferecer melhores datas e roteiros para que você aproveite ao máximo essa experiência cultural única.

Bumbódromo

Bumbódromo

Principais hospedagens

A Pousada Parintins, localizada no bairro São Vicente de Paulo, disponibiliza pacotes especiais para as datas festivas da cidade. Sua estrutura é confortável e acessível, bem como oferece passeios extras pela cidade. Já a Pousada Rio Doce, localizada no centro da cidade, além de possuir instalações para eventos, oferece boa infraestrutura para receber seus hóspedes com comodidade e simplicidade

Gastronomia local

Não deixe de saborear os excelentes pratos a base de peixes da região. Os restaurantes dos hotéis do centro são boas alternativas para apreciar a culinária local. Como o restaurante do Palace Hotel, localizado na rua Clarindo Chaves, 201, no Centro, que oferece comida simples e regional de ótima qualidade.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários