Penedo – Conheça um Pouco mais sobre a Cidade de Penedo – RJ

Por Equipe Passagem Barata | 05 jul 2012

Localizada ao extremo sul do estado do Rio de Janeiro, a cidade de Penedo foi fundada em 1929 por imigrantes finlandeses que queriam morar em um local tranquilo, onde pudessem seguir uma dieta vegetariana. Os primeiros irlandeses a chegarem foram Toivo Uuskallio com sua esposa Liisa e mais um grupo com mais pessoas. Até então na região só existia a Fazenda Penedo, que era propriedade do Mosteiro São Benedito. Os irlandeses por ali ficaram e fundaram o município.

Penedo

Penedo fica em uma região serrana e faz divisa com São Paulo e Minas Gerais. O local fica próximo ao Parque Nacional do Itatiaia, um dos principais pontos turísticos da região, onde se pratica muito o ecoturismo. Outros locais bastante visitados em Penedo são suas cachoeiras, que costumam ser o destino nacional de quem gosta de quedas d’água. As mais famosas são a Cachoeira de Deus, a Três Bacias e a Cachoeira das Antas.

Penedo RJ

Outro ponto forte do turismo em Penedo é a gastronomia. Alguns eventos são realizados ao longo do ano, mas o principal deles é o Festival Gastronômico de Penedo, realizado entre os meses de outubro e novembro. Além dos restaurantes servirem os pratos típicos da cidade, também são oferecidas oficinas que ensinam a preparar as receitas da população local.

Penedo

Para aproveitar tudo isso, é possível chegar a Penedo de duas formas. Caso queira chegar de avião, os aeroportos mais próximos são os do Rio de Janeiro. A capital fica a 176 quilômetros da cidade, e lá existem dois terminais, facilitando a busca por passagem aérea. Quem vai de carro saindo do Rio de Janeiro ou de São Paulo deve pegar a Via Dutra (BR 116) que liga os estados de SP e RJ, e no quilômetro 311 pegar o acesso às cidades de Itatiaia e Resende. Se o meio de transporte for ônibus, as empresas que levam até Penedo são a Cometa, a Cidade do Aço e a Resendense. As três só oferecem ônibus que vão direto à cidade saindo do Rio de Janeiro.

cidade Penedo

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários