Pirenópolis – Hospitalidade e Bela Natureza para os Turistas

Por Equipe Passagem Barata | 21 ago 2013

Festa do Divino

Um dos primeiros municípios do estado de Goiás, Pirenópolis foi fundada em 7 de outubro de 1727. Com cerca de 25 mil habitantes, a cidade tem na natureza e no folclore os principais atrativos para turistas, que visitam a região com frequência.

História

Tudo começou com a fundação de um arraial, em 1727 , pelo português Manoel Rodrigues Tomar. Recebeu o nome de Minas de Nossa Senhora do Rosário Meia Ponte e, ao longo dos anos, foi um importante centro de mineração do ouro, comércio e agricultura. No século XIX, resumiu o nome para Meia Ponte e virou destaque por revelar os primeiros maestros da música goiana. A cidade tornou-se o berço da imprensa por ter criado o primeiro jornal no Centro Oeste, chamado Matutina Meiapontense.

O nome atual, Pirenópolis, veio apenas em 1890, em homenagem a Serra dos Pirineus, que circunda a cidade.

Turismo e pontos turísticos

Pirenópolis é o lugar ideal para quem gosta de natureza. Por ser cercada pela Serra dos Pirineus e montanhas, possui uma lista de cachoeiras que merecem uma visita: Nossa Senhora do Rosário, Meia Lua, Usina Velha, Araras, Lázaro, Santa Maria e muitas outras. A cidade também conta com um acervo histórico garantido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN.

Pirenópolis foi tombada em 1989, como conjunto paisagístico, arquitetônico, urbanístico e histórico e tem um centro recheado de igrejas do século XVIII e casarões. Recomenda-se a visita nas igrejas Matriz Nossa Senhora do Rosário (1728), Nossa Senhora do Carmo (1750) e Nosso Senhor do Bonfim (1750). O Teatro de Pirenópolis, de 1899, e o Cine Teatro Pireneus, de 1919 também são obras tombadas.

Matriz Nossa Senhora do Rosário

Matriz Nossa Senhora do Rosário

O folclore é um costume mantido e cultuado na cidade e região. As cavalhadas e a Festa do Divino são eventos que atraem multidões.

Hotéis e Pousadas

Para quem deseja conhecer a cidade, é recomendado se hospedar nas pousadas. Há estabelecimentos que ficam no meio da floresta, oferecendo uma experiência diferenciada, como o Centro Caraívas e a Fazenda Hotel Tabapuã dos Pireneus.

Fazenda Hotel Tabapuã dos Pireneus

Fazenda Hotel Tabapuã dos Pireneus

Restaurantes e Gastronomia

O Centro Histórico concentra os principais restaurantes e centros gastronômicos de Pirenópolis, com comida típica em fogão de lenha, como o Restaurante Espaço Eco e comidas internacionais, para turistas, como o Encontro Marcado e o Bacalhau da Bibba.

Restaurante Espaço Eco

Restaurante Espaço Eco

Os turistas podem curtir a noite pirenopolina indo aos bares com música ao vivo e cardápio variado. O Casebre, o Degrau, Seo Rosa e o Beco da Lua são alguns dos bares mais conhecidos dos moradores e visitantes.

Conheça Pirenópolis

Com um clima hospitaleiro e acolhedor, Pirenópolis reúne diversas atrações que agradam os turistas. Consulte pacotes turísticos para a cidade e aproveite que a região possui um aeroporto para viagens mais rápidas.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários