Praia do Carro Quebrado – Conheça Praia do Carro Quebrado em Alagoas

Por Equipe Passagem Barata | 11 mai 2010

Uma das mais belas praias do Brasil encontra-se em Alagoas, no município de Barra de Santo Antônio, a 40 km da capital Maceió, é a praia do Carro Quebrado. Com um nome estranho essa praia tem sido procurada por muitos turistas por ser ainda praticamente deserta. O mar neste local não tem poluição, a água é esverdeada e clara, a areia é fina e branca e o colorido do local fica por conta das falésias e dos coqueiros. O visual é paradisíaco. A região é repleta de praias assim que se distribuem por locais de acesso restrito por causa da maré que sobe rapidamente e por se situarem depois de rios e lagoas de mangue.

Praia do Carro Quebrado
Barra de Santo Antônio teve fundação por holandeses no século XIX e fica ao norte da capital do estado de Alagoas. O clima na região é quente, mas não passa dos 26 graus no verão e não fica abaixo dos 23 graus no inverno, ideal para o turismo em qualquer época do ano. A cidadezinha é muito pequena e simples, formada por pescadores e artesãos. Esta região é muito visitada por suas belezas naturais quase intocadas pelo homem, mas ainda não foi desenvolvido um roteiro turístico nem desenvolvida infra-estrutura para receber turistas. A cidade não tem hotéis nem postos de informação. O trabalho de guia é feito por alguns moradores, muitas vezes crianças que se oferecem para levar os turistas por caminhos mais fáceis às praias e com isso ganhar uns trocadinhos.

Com o aumento do turismo na região os moradores das aldeias de pescadores nas praias viram uma oportunidade de negócio e montaram barraquinhas rústicas para vender pescado preparado na hora. Mas como as distâncias a serem percorrias principalmente a pé para ter acesso às praias é grande, cerca de 3 km, é importante carregar algum lanche na bolsa.

Praia do Carro Quebrado
As praias mais bonitas e mais procuradas são: Carro Quebrado, Patacho, Lages, Tatuamunha, Porta da Rua, São Miguel do Milagres, Riacho, Marceneiro, Porto de Pedras, Barra do Camaragibe, Praia do Morro, Ponta do Gamela e Ponta do Cebola. Todas com paisagens formadas por recifes de corais, água e areia claras e passagens por rios e fazendas de coco.

Para se sentir mais confortável algumas dicas são boas para orientar turistas desavisados sobre a falta de infra-estrutura do local: A melhor hospedagem e mais próxima fica apenas na capital Maceió, a 40 km das praias, então é bom ter um carro à disposição para o trajeto. Um cuidado é não se aproximar das praias de carro. Quando estiver a cerca de 3 km siga a pé, pois há muitas pedras e lugares onde o acesso é feito de barco. Além disso, é preciso se informar sobre os horários em que a maré baixa e sobe novamente, para não correr o risco de ficar preso em algumas praias que ficam ilhadas. Saiba também que não há banheiros nem chuveiros nas barracas nas aldeias, se não estiver acostumado a longas caminhadas e fazer suas necessidades em qualquer lugar é melhor optar por praias mais visitadas como a de Porta da Rua, por exemplo.

Apesar das dificuldades de acesso o contato com a natureza tão intocada e limpa é uma experiência única. A paisagem de oásis em meio ao difícil acesso e a vida simples que os pescadores têm no local forma um contraste de extrema beleza. O visual com certeza recompensa o esforço. Vale a pena visitar Barra de Santo Antonio.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários