Rota do Cangaço – Atração Imperdível em Piranhas – AL

Por Equipe Passagem Barata | 27 fev 2014

A Rota do Cangaço é uma das trilhas mais famosas de Alagoas, pois, de acordo com pesquisas, o local foi onde o cangaceiro Lampião foi executado. A Rota era caminho para as andanças do bando de Lampião e de sua companheira, Maria Bonita.

Piranhas - AL

A trilha está localizada na pequena cidade alagoana de Piranhas, que fica na porção oeste do estado. Por suas belezas naturais e por sua história, Piranhas é considerada um Patrimônio Histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O pequeno município também encanta por suas construções preservadas no estilo neoclássico, além de ser banhado pelas águas do Rio São Francisco.

Os pacotes que incluem passeios pela Rota do Cangaço geralmente começam a aventura com uma visita ao Museu do Sertão – que reúne peças ligadas à história do cangaço, como fotografias, cartas de Lampião e maquetes. Em seguida, ao atravessar as águas do Rio São Francisco, o turista conhece a Grota do Angico, onde Lampião e Maria Bonita foram mortos.

Museu do Sertão

Museu do Sertão

O roteiro da Rota segue pela Ilha do Ouro, Hidrelétrica de Xingó e Museu Arqueológico, que guarda pedras e outras peças da arqueologia local. Durante a trilha, os turistas têm a oportunidade de contemplar as belas formações rochosas e ilhas; avistar aves e plantas típicas do sertão e fazer paradas para se banhar nas águas límpidas das praias fluviais formadas pelo Rio São Francisco.

Museu de Arqueologia de Xingó

Museu de Arqueologia de Xingó

Além da Rota, o visitante pode aproveitar para conhecer o centro histórico de Piranhas, que oferece feiras de artesanato, bailes de forró e animadas festas juninas, no meio do ano.

Piranhas também oferece deliciosos restaurantes, servidos pela culinária típica do sertão nordestino, que inclui ingredientes como carne seca, feijão de corda, mandioca, abóbora e farinha. Um dos locais mais frequentados por quem passa pela cidade para fazer a Rota do Cangaço é o Karrancas – um restaurante flutuante, construído em cima de uma balsa ancorada no Rio São Francisco. Já no centro de Piranhas, há opções de restaurantes como o Lampião e o Badue.

Karranca's - Restaurante Flutuante

Karranca’s – Restaurante Flutuante

Para se hospedar, há pousadas e hotéis como a Chácara Xique Xique, a Pousada Nathymar e o Pedra do Sino Hotel – ambos localizados na região central da cidade.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários