Santarém Revela a Beleza do Rio Tapajós

Por Equipe Passagem Barata | 20 set 2013

Santarém

Foi graças ao rio Tapajós que a cidade de Santarém cresceu e hoje é a terceira mais importante do Pará e principal centro econômico do oeste do estado. Após o início da exploração do rio por Pedro Teixeira, os jesuítas fundaram aldeias que deram origem a pontos turísticos muito visitados na atualidade, como Alter do Chão, conhecido como o Caribe Amazônico.

Turismo local

Além de Alter do Chão, outras praias de Santarém são muito famosas por uma particularidade: as águas azul-esverdeadas do rio Tapajós são tão claras que se parecem com as do mar. Com areias brancas e muitas finas, as praias Ponta do Cururu, Ponta de Pedras, Jutuba, Caraparanaí, Pajuçara, Arariá, Maria José, Salvação e Maracanã também são muito procuradas pelos turistas. A cidade também conta com museus, construções históricas, mirantes e fazendas.

Alter do Chão

Alter do Chão

Ponta da Pedra

Ponta da Pedra

Pacotes turísticos

Os pacotes turísticos podem ser bem diversificados, com origem em Belém e destino em Santarém e Alter do Chão ou restritos à região oeste, com hospedagem na cidade e passeios de barco pelas vilas e praias.

Opções de hospedagem

Há várias opções de hospedagem, tanto na região mais central de Santarém, quanto próximas das praias.

Água Linda

Localizado em Alter do Chão, o hotel oferece passeios para as praias vizinhas, Floresta Nacional do Tapajós, trilhas ecológicas e traslado para as atrações da cidade, como os prédios históricos. Endereço: Rua Dom Macedo Costa, s/n. Telefone: (93) 3527-1314.

Barão Center Hotel

É uma opção para quem deseja se hospedar no centro de Santarém. Além de possuir diversos tipos de suítes, o hotel oferece feijoada todos os sábados e é conhecido por hospedar cantores famosos. Endereço: Avenida Barão do Rio Branco 344. Telefone: (93) 3064-9950.

Barão Center Hotel

Culinária da região

Os peixes da região amazônica dão origem a pratos bem variados no restaurante ‘Piracema’, como o pirarucu com banana, carpaccio de pirarucu e costela de tambaqui.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários