Tiradentes – Conheça a Cidade História de Minas Gerais

Por Equipe Passagem Barata | 03 jul 2012

Tiradentes é uma das cidades históricas mais charmosas de Minas Gerais. O município do século XVIII foi fundado em 1718, e seu nome homenageia o herói da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier. A cidade é referência no país da arte barroca, com casarões, igrejas e monumentos mais conservados no Brasil.

tiradentes

Esse destino nacional da cultura barroca tem até hoje suas ruas de calçamento e pedras gigantes. As lojas, restaurantes, cafés e pousadas ocupam imóveis de três séculos atrás, mantendo viva a tradição da época de Tiradentes. As fachadas têm calçadas com pedras pé de moleque e nas portas há lampiões coloniais.

Quem vai a Tiradentes tem que fazer o tradicional passeio na Maria-Fumaça, uma locomotiva a vapor e que liga a cidade a São João del-Rei. A locomotiva de 1881 funciona até hoje e percorre 12 quilômetros em aproximadamente meia hora. Outro passeio usando meio de transporte é a volta de charrete, as quais ficam estacionadas no Largo das Forras, região onde mais se concentram os bares e restaurantes da cidade. Os guias levam os turistas para conhecer o Chafariz de São José, o Museu Padre Toledo, as igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Nossa Senhora das Mercês e a Matriz de Santo Antônio, que apresentam obras de Aleijadinho. Muitos dos pontos turísticos de Tiradentes também podem ser visitados a pé ou de carro, mas é bom fazer um roteiro antes de sair de casa devido à distância e às ladeiras.

tiradentes

Outro ponto forte do turismo da cidade é o artesanato. É muito comum na cidade a presença de namoradeiras, bustos de mulheres que ficam nas janelas. Os ornamentos em ferro também são muito vendidos em Tiradentes, as peças mais comuns são os castiçais, os cabideiros, os lustres e as luminárias.

Para chegar a Tiradentes de carro vindo de Belo Horizonte ou do Rio de Janeiro, siga pela BR 040 até Barbacena e depois pegue a BR 265 em direção a São João del-Rei. Vindo de São Paulo, o trajeto é seguir pela BR 381 até Lavras e pegar a BR 265. Se você quer ir de avião e adquirir uma passagem barata, a dica é seguir direto para o aeroporto de São João del-Rei, a 14 quilômetros de Tiradentes. Se for descer em Belo Horizonte, pegue um ônibus das empresas Gardênia, Paraibuna e Sandra.

cidade de Tiradentes

O mais recomendado é que se faça as reservas antes de chegar à cidade. Caso contrário, procure hotéis e pousadas não muito próximas do centro histórico e do Largo das Forras. A dica é viajar fora da época de alta temporada, como no inverno e no início do ano, quando acontece a Mostra de Cinema de Tiradentes, pois assim você consegue preços mais acessíveis de hospedagem.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários