Turismo Águas de Lindóia – As Águas Que Curam

Por Equipe Passagem Barata | 17 mai 2010

Águas de Lindóia é uma cidade turística do estado de São Paulo e uma das 11 cidades do estado a receberem o título de estância hidromineral. Suas poderosas águas termais já eram conhecidas no século XVIII, quando bandeirantes e tropeiros passavam para descansar na terra das “Águas Quentes”, onde havia águas radioativas.

No século XX, o Dr. Francisco Tozzi, médico italiano, mudou-se para o Brasil, para uma cidade próxima às terras das “Águas Quentes”. Ao descobrir que estas águas teriam curado um eczema de pele seu tio, resolveu pesquisar as propriedades dessas águas, que chegavam a 28°C.

Turismo Águas de Lindóia

Descobriu que realmente teriam poderes curativos, sendo oligometálicas, hipossódicas e hipotermais. Logo adquiriu terras próximas às fontes, iniciando a construção das Thermas de Lindoya, em 1910. O Dr. Tozzi precisou de operários que pudessem morar e se sustentar naquele território, isso levou ao aparecimento de ruas, farmácias, escolas e armazéns, dando início ao povoado.

Nos anos de 1920 verificou-se que a radioatividade de Águas de Lindóia atingia 3.179 maches na escala radioativa, enquanto fontes famosas da Tchecoslováquia atingiam no máximo 185 maches. Sua radioatividade natural traz benefícios ao organismo e temos em Águas de Lindóia a água mineral cuja radioatividade é a mais alta em todo o mundo. Conta-se que esta foi a água escolhida pela NASA para a tripulação do Apolo 11, em sua missão à lua.

Turismo Águas de LindóiaÁguas de Lindóia é conhecida como a capital termal do Brasil e sempre foi muito visitada por pessoas em busca da cura de algumas doenças através da água. Mas hoje em dia o turismo nessa região se deve também a outros atrativos, como ecoturismo e esportes radicais e também comércio de couro, artesanatos e malharias, visto que fica próxima às cidades do circuito das malhas. Possui uma variada lista de hotéis e pousadas, que oferecem muitas opões de conforto e lazer.

Um dos eventos tradicionais na região é o encontro de carros antigos, realizado todo mês de abril, atraindo colecionadores e entusiastas de todo país. Muitos congressos também ocorrem nesta cidade, pois possui uma ótima infraestrutura para convenções e feiras.

Quanto à sua localização, Águas de Lindóia está situada ao norte do estado de São Paulo, distando 180 km da capital e 8 km da divisa com o estado de Minas Gerais. Para quem está na capital, uma opção é fazer o caminho pela rodovia Fernão Dias, até Bragança Paulista, chegando a Serra Negra e Águas de Lindóia.

Águas de Lindóia é uma ótima cidade tanto para quem está em busca de descanso e tranquilidade quanto para quem busca um pouco de aventura e agito. Vale a pena conhecer.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários