Turismo Brasília – Conheça as Maravilhas da Capital do Brasil

Por Equipe Passagem Barata | 09 jun 2010

A capital do Brasil é também uma cidade que atrai muitos turistas por sua beleza e pela sua história política.

Obra perfeita do arquiteto Oscar Niemeyer e do urbanista Lúcio Costa, é a única cidade projetada do Brasil, por isso de grande valor histórico.

Fruto de um projeto do ex- presidente Juscelino Kubitschek que desejava um local com todo suporte necessário para sediar o governo e ser a capital do país, foi construída durante três anos e dez meses, e inaugurada em 21 de abril de 1960.

Brasília é requintada e luxuosa, uma cidade que reúne algumas das mais exuberantes e importantes obras da arquitetura moderna.

Tendo sido planejada nos mínimos detalhes, a capital brasileira apresenta vantagens sobre as demais cidades, pois, antes de ser construída já havia no papel uma Brasília com trânsito organizado, ruas bem projetadas, eletricidade e rede esgoto para ela toda, áreas verdes para recreação, decoração e conservação ambiental, bases para um crescimento ordenado entre tantas outras questões que são um problema para as que simplesmente surgiram sem planejamentos.

Turismo Brasília - Palácio do Itamaraty

A cidade atualmente é a quarta maior do país, e tem como principais bases econômicas a construção civil e o varejo.

Apresenta toda a infra- estrutura necessária para receber visitantes, e estes vão até ela em busca de seus pontos turísticos como:

O Palácio da Justiça – Mais uma obra de Oscar Niemeyer, desenhado em 1957 e construído em 1963, o Palácio apresenta uma fachada de lajes curvas entre arcos e chama a atenção com suas cascatas artificiais.

O Palácio do Itamaraty – Projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, inaugurado em 1970, é a sede do Ministério das Relações Exteriores. Tem à sua frente sobre a água uma reprodução de um meteoro, feito em mármore, que representa os cinco continentes (obra de Bruno Giorgi), além de seus jardins internos e suas salas com obras de arte.

Turismo Brasília - Panteão da Pátria

O Panteão da Pátria – Também criada por Oscar Niemeyer a obra foi inaugurada em 1796, para homenagear o ex- presidente Tancredo Neves e todos aqueles que lutaram pela pátria, sua forma sugere uma pomba.

A Torre de Televisão – Onde se encontra o Museu Nacional das Gemas, o mirante, a escultura Era Espacial de Alexandre Wakenwit e a tradicional feira dos artesanatos. Projeto de Lucio Costa, inaugurado em 1967.

O Palácio do Planalto – Projetado por Oscar Niemeyer, foi inaugurado em 1960, sede do poder Executivo, onde o Presidente trabalha.

O Palácio da Alvorada– Fica as margens do lago Paranoá e é a residência do Presidente da República. Projeto de Niemeyer, inaugurado em 1968 é o primeiro prédio de alvenaria de Brasília. À frente dele estão duas esculturas e ao lado uma capela fechada.

O Palácio do Buriti – É a sede do governo do Distrito Federal, foi inaugurado em 1969. Projeto de Mauro Jorge Esteves tem à frente uma réplica em bronze da Loba Romana, doada ao prefeito de Roma, e a escultura Forma Espacial do Plano, doado pelo então presidente da Argentina Jorge Rafael Videla.

O Congresso Nacional – Projetado por Niemeyer é sede do poder Legislativo, foi inaugurado em 1960.

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida – também projetada por Oscar Niemeyer, foi inaugurada em 1970, obra abençoada pelo Papa Paulo VI, de grande exuberância e beleza.

Além desses pontos imperdíveis temos também o Centro de Convenções Ulisses Guimarães, o Centro Poliesportivo Ayrton Senna, o Quartel general do Exército, o Superior Tribunal de Justiça, o Teatro Nacional Cláudio Santoro e a Esplanada dos Ministérios, que são pontos não menos importantes e interessantes que os citados acima.

Enfim, a rica e estruturada cidade de Brasília te convida a conhecer a sede política de nosso país e apreciar as obras de arte que são suas arquiteturas. Então não espere muito, compre sua passagem e agende já uma visita à Brasília.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários