Turismo Caldas Novas – Conheça as Águas Quentes de Caldas Novas

Por Equipe Passagem Barata | 01 jun 2010

Localizada em Goiás, no Planalto Central, a 625m de altitude, Caldas Novas é o principal pólo turístico do Centro-Oeste do Brasil, em virtude de suas águas termais, cujos poderes medicinais auxiliam no tratamento de diversos males.

O surgimento das águas deste município goiano se volve a milhões de anos atrás, quando um vulcão, presentemente extinto, ainda lançava lavas em brasa, gases e cinzas. Permaneceu ativo por milhares de anos, até extirpar-se por completamente.

Turismo Caldas Novas

Ao longo dos anos, a erosão ocasionada pelo vento pelas chuvas fortes, foi consumindo as beiras da cratera até esconde-la debaixo do chão completamente. As temperaturas elevadas e a intensa compressão interna dos gases aglomerados abriram rachaduras no alicerce da montanha. Através delas eram lançadas vapor de água gerando Jatos intermitentes de água quente, ou seja, “geisers”.

Com a redução da atividade proveniente do vulcão e da compressão dos gases, os jatos de vapor diminuíram-se e por fim passaram a manar somente água quente pelas rachaduras nas rochas em três pontos diferentes. Alguns km de distancia uns dos outros.

Essas águas quentes foram descobertas no ano de 1722,por um um sertanista chamado Bartolomeu Bueno da Silva, filho do bandeirante Anhanguera, que buscava ouro e pedras valiosas. Não descobriu os tesouros almejados mas encontrou as fontes termais de maior escoamento no mundo todo. Hoje em dia, a abertura (cratera) do vulcão é a Serra de Caldas.

Caldas Novas é um dos mais admiráveis polos turísticos de Goiás e está propenso a se tornar um amplo polo turístico internacional. A infraestrutura hoteleira de Caldas Novas dispõe atualmente com mais de 80 hotéis. Das mais diferentes classes, desde os mais requintados e luxuosos até os mais simples, e todos contendo piscinas termais para o aproveito de seus frequentadores, isto é, hóspedes.

Além disso (das águas quentes), há mais pontos turísticos que fazem jus a destaque:

Parque Estadual da Serra de Caldas Novas – situado entre os municípios de Rio Quente e Caldas Novas.

Parque das Primaveras – situado em um local excepcional, com instalações adaptadas à natureza, perpetrando uma vista de beleza rara.

Jardim Japonês – um local de ampla significação espiritualista e que precisa ser visitado na companhia de um guia turístico treinado.

O Lago Corumbá – um dos melhores lugares para fazer esportes náuticos, ao mesmo tempo é um lugar com abundante natureza que proporciona um maravilhoso passeio ecológico de Jet-Ski, lancha ou barco.

Lagoa quente ou Lagoa de Piratininga – um dos pontos Turísticos mais belos de Caldas Novas, apresenta uma completa infraestrutura de camping, com piscinas termais, nascente natural, sauna e quadras de areia.

Turismo Caldas Novas

Enfim, Caldas Novas é uma excelente opção para o turismo, seja para quem quer descansar e relaxar nas águas quentes ou quem procura novas atividades para fazer. A cidade inclusive possui um pequeno aeroporto para que os turistas tenham melhor acessibilidade à cidade

Não deixe de conhecer esta maravilhosa cidade e aproveitar o conforto que as águas quentes naturais oferecem!

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários