Turismo Ilhéus – Conheça a Histórica Cidade de Ilhéus

Por Equipe Passagem Barata | 09 jul 2010

Turismo Ilhéus - Conheça a Histórica Cidade de Ilhéus
A bela cidade de Ilhéus nasceu na época das capitanias hereditárias, quando Don João III doou a Jorge de Figueiredo Corrêa uma vasta terra na região que passou a ser chamada de Baía de Ilhéus e se tornou sede da administração.

A união dos colonizadores aos nativos deu origem à Vila de São Jorge dos Ilhéus, que se tornou freguesia em 1556, quando já produzia açúcar e tinha uma igreja Matriz.

Apenas em 1881 a região foi promovida à cidade, e em 1913 transformou-se em bispado, quando o governo doava terras aos interessados na plantação de cacau.

Assim começaram as construções de luxo e a cidade se tornou no século passado, por volta da década de 20 uma região luxuosa e rica. Em meados da década de 80, as plantações de cacau sofrem com a seca gerada pelo El Ninho, e perdem a força.

Porém, é esse mesmo fenômeno que fez a cidade despertar para suas belezas naturais e começar a utilizá-las como fonte de renda. Situada no litoral sul do estado da Bahia é a cidade com o litoral mais extenso do estado, possui clima tropical úmido, com temperatura média anula de 24.8 graus.

Oferece condições perfeitas para o ecoturismo, o contato com a natureza e a prática de esportes.
Ricas em história e em belezas naturais podem citar como os principais pontos turísticos da cidade:

A Lagoa Encantada – Uma área de proteção ambiental, rica em biodiversidade é um verdadeiro paraíso, com cachoeiras, ilhas, e um cenário belíssimo.

A Baía de Ilhéus – Onde ficava o antigo porto, muito procurada pelos turistas que buscam praticar esportes náuticos.

Outreiro de São Sebastião – De onde se tem uma vista panorâmica de ilhas pequenas, uma visão digna de fotografias e filmagens.

O Balneário da Tororomba – Possui águas medicinais, apresenta piscinas, uma cachoeira artificial e um restaurante. Perfeito para relaxamento e descanso.

Além desses, podemos citar como passeios ecoturísticos também A Reserva Ecológica de Ilhéus, o Parque Temático Jorge Amado, O Mirante de Piedade, a Serra do Condurú e do Jequitibá, O Centro de Recuperação do Bicho Preguiça, a Cachoeira da Lagoa Pequena entre outros.

Turismo Ilhéus - Conheça a História Cidade de Ilhéus
Já como as melhores praias da cidade, encontramos as seguintes:

A Praia do Norte – Com águas esverdeadas, areias finas e mata atlântica. Um perfeito paraíso para quem gosta de natureza.

A Praia da Avenida – Uma praia reta, ótima para banho, pois suas águas são calmas.

A Praia do Sul – com ondas fortes é muito procurada para a pesca e a prática do surf.

A Praia do Marciano – Com pedras e recifes é uma praia urbana muito frequentada, com um belo cenário e águas para banho.

Temos ainda as praias do Molhado, do Cristo, do Pontal, dos Milionários, do Jari e do Canabrava, todas com belíssimas paisagens.

Encontramos também na cidade o turismo cultural, que apresenta as seguintes atrações:
O Museu Nossa Senhora da Piedade – Tem em seu acervo louças, crucifixos, castiçais, móveis antigos e artigos romanos utilizados pelos padres na realização de missas.

O Museu Original do cacau – Com um acervo todo voltado para a história da plantação de cacau na região.

O Teatro Municipal de Ilhéus – Palco de apresentações de famosos artistas nacionais e estrangeiros é um dos melhores teatros do norte e nordeste.

A Casa de Jorge Amado – Onde o escritor passou parte de sua vida e escreveu seu primeiro romance. Apresenta registros, vídeos e obras do artista e sobre a vida dele.

A Igreja Matriz de São Jorge – a mais antiga de Ilhéus, que, apesar de passar por reformas manteve seu estilo da época colonial.

Ainda como atrações culturais temos a Casa dos Artistas, o Vesúvio, o Bataclan, o Cristo Redentor e o Convento e Igreja de Nossa Senhora da Piedade.

Com tantas atrações turísticas, a cidade de Ilhéus investe alto em infraestrutura para receber seus visitantes de maneira a oferecê-los conforto, segurança e lazer.

Turismo Ilhéus - Vista do Litoral
A cidade conta com mais de vinte hotéis e pousadas que oferecem serviços de ponta e preços de acordo com as possibilidades e exigências do cliente. Encontramos instalações desde as mais simples até as mais luxuosas, para todos os gostos e necessidades, havendo ainda as casas de praia, hotéis fazendas e chalés, que também oferecem ótimos atendimentos aos clientes.

Além de hospedagem Ilhéus oferece excelentes restaurantes, bares e casas noturnas que não deixam faltar boa comida e entretenimento para os turistas que buscam o sossego da natureza para se divertir e descansar e a agitação da cidade para extravasar e ver gente bonita.

Vale a pena conhecer a hospitaleira cidade que une a graça e simpatia do povo às maravilhas naturais da região.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários