Turismo Juazeiro do Norte – Visite a Terra de Padre Cícero

Por Equipe Passagem Barata | 29 jul 2010

Juazeiro do Norte durante evento religioso

A cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, é considerada um dos maiores centros de religiosidade da América Latina, graças à Romaria em louvor ao Padre Cícero, evento que atrai à cidade milhares de romeiros e turistas, todos os anos, na semana de 20 a 24 de março. É a segunda cidade mais importante de seu estado e uma das principais cidades da região nordeste.

Estátua de Padre Cícero em Juazeiro do NortePadre Cícero inclusive foi uma grande liderança política de Juazeiro do Norte, sendo o primeiro prefeito da cidade, em 1911. Mantinha uma estreita relação com o cangaço, principalmente com o líder Lampião, que era devoto de Padre Cícero e se aconselhava com ele. Em virtude da eminência da Coluna Prestes, liderada pelo comunista Luís Carlos Prestes, atacar a cidade, foi proposto um acordo entre o governo local, criando o Batalhão Patriótico, liderado por Padre Cícero, e organizado pelo bando de Lampião, para que Juazeiro fosse protegida, mas a invasão não acabou se concretizando. Nesta oportunidade, Padre Cícero tentou em vão incentivar que os cangaceiros abandonassem sua vida de crimes. Padre Cícero, apesar de não ser natural de Juazeiro, pregou durante sua vida inteira religiosa na cidade, sendo enterrado nela e homenageado com uma enorme estátua de 27 metros de altura, localizada na Colina do Horto.

A vegetação local é a típica do nordeste, semiárida, e a cidade leva o nome de uma árvore bastante comum na região, o juazeiro. O relevo é considerado regular, pois a cidade foi erguida em um vale localizado na Chapada do Araripe.

A cidade apresenta pouca arquitetura antiga, somente dois casarões que eram de propriedade de Padre Cícero, e que acabaram virando museus, e também a antiga Estação Ferroviária. As atividades culturais são intensas, Juazeiro possui 72 grupos de cultura popular. Na música o ritmo predominante é o forró, sendo o tema de uma das festas juninas mais populares do Brasil, a Juaforró. O repente também é muito popular em época de romarias. O artesanato também é uma importante atividade cultural na cidade, com grande participação na economia local.

Há várias opções de hospedagem, vários hotéis que oferecem boas acomodações. Não deixe de passar em Juazeiro do Norte na próxima vez que visitar o Ceará.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários