Turismo Monte Verde – Um Recanto de Sossego e Natureza

Por Equipe Passagem Barata | 20 mai 2010

Nos finais de semana, feriados prolongados, temporada de verão, e especialmente temporada de inverno, a cidade de Monte Verde (Localizada a 167 km de SP, 420 km do RJ e a 484 km de BH, pela Rodovia Fernão Dias, tendo acesso pela cidade mineira Camanducaia,) oferece para você e toda sua família um verdadeiro paraíso ecológico perfeito para o turismo.

Monte Verde é reconhecido por suas características próprias, uma dessas características é o aspecto tipicamente europeu da cidade, em meio aos grandes centros tropicais brasileiros. O município Monte Verde acumula os mesmos encantos de Campos do Jordão, mas proporciona a calmaria de uma cidade interiorana.

Turismo Monte Verde: estilo de construção europeu

Monte verde surgiu a partir da formação de uma fazenda, os proprietários da estância começaram a resignar terrenos a familiares e a amigos, os quais pertenciam à mesma religião. Assim os membros da igreja Batista, passaram a construir casas e morar na fazenda, onde deu início em um povoado, o nome Monte Verde é a junção do sobrenome de seu idealizador Grin que é igual à verde e Berg que significa monte.

Para receber seus turistas com conforto a cidade conta com bons Hotéis (desde os mais simples aos mais sofisticados), pousadas e chalés. Existe também a opção, para as pessoas que desejam gastar menos, o Albergue da Juventude. As construções, gastronomia, os costume o artesanato sofreram influências letãs e alemãs. O cardápio das casas de chás, restaurantes e lanchonetes tem como um dos pratos principais a Fondue, e outros pratos ligados a culinária mineira que geram uma grandeza de pratos e sabores. Vejamos outros atrativos da cidade:

O principal ponto de encontro do comércio é a Av. Monte Verde, neste local podem ser comprados queijos, vinhos e doces caseiros. Há shoppings, restaurantes e lojas especializadas em moletons, malhas e outros produtos.

A cidade possui um aeroporto, que permite conhecer o pinheiro mais antigo do município com aproximadamente cinco séculos.

A região debela uma farta vegetação, desenvolvida por trechos remanescentes da Mata Atlântica, é constituída por uma ampla área de reflorestamento.

Turismo Monte Verde: vista da cidade

Possibilidades de passeios em Monte Verde são:
Pico do Selado – O ponto mais alto de Monte Verde, ideal para caminhada e escalada.
Pedra Partida – Para aventureiros que poderão descer pela pedra usando cordas.
Pedra Redonda possui 1990 metros, apesar da trilha de escalada ser pequena, possui trechos íngremes, que compensa conhecer.
Mirante – Um local que dá para contemplar toda a cidade de Monte Verde.

Outras opções para quem gosta de aventura: cachoeiras (Pedra redonda) e Chapéu do Bispo onde se pode praticar o Rapel, mergulho nos lagos, MotoCross e Cavalgar pelas redondezas. Monte Verde é um dos melhores lugares para quem ambiciona sair dos centros urbanos mais agitados, e ir para um lugar belo, calmo e abrangido por muito verde, ar puro e várias atrações.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários