Turismo Petrolina – Muita Beleza e Cultura em Pernambuco

Por Equipe Passagem Barata | 19 ago 2010

Sendo responsável por grandes vendas de passagens aéreas e pacotes turísticos, a cidade de Petrolina, pertencente ao estado de Pernambuco, foi fundada no século XIX por Frei Henrique, que propôs a construção na região uma pequena capela, pois lá era caminho de suas viagens de peregrinação. Com o tempo, várias vilas foram criadas em volta da capela, e em 1895, Petrolina foi elevada ao status de cidade. O nome foi escolhido como uma forma de homenagear D. Pedro II e a sua esposa Dona Leopoldina.

Petrolina fica a margem do Rio São Francisco, sua economia é baseada, principalmente, na produção de vinhos e na agricultura, especialmente de frutas. A cidade é destaque nacional na produção das frutas e exporta suas coletas para o mundo inteiro. A cidade destaca-se também por sua localização privilegiada, fazendo fronteira com a cidade de Juazeiro, na Bahia, e sendo a porta de saída dos moradores do nordeste que vão na direção do Sul do país. A população da cidade é de aproximadamente 281.851 habitantes. Petrolina possui uma área total de 4.756,8 km² e a temperatura média fica em torno de 24 ºC a 28Cº.

vista de Petrolina ao se chegar pelo rio São Francisco

Quando o assunto é o turismo, Petrolina se destaca pela presença imponente do Rio São Francisco. Várias ilhotas embelezam a paisagem da região e ainda servem como um ótimo lugar para explorar algumas das tradições da cidade, muito procuradas pelos turistas: o Artesanato. Além do artesanato, as ilhas do “Velho Chico” oferecem belezas e momentos tranquilos à beira de suas águas. Areia fina, som ao vivo e comidas típicas atraem a atenção dos turistas e dos moradores da região. O Rio São Francisco também é palco de um belo passeio em barcas que percorrem a Orla de Petrolina e diversas ilhas da região. O passeio dura cerca de 5 horas e proporciona aos turistas momentos de contato intenso com a natureza e suas belezas.

Além do Rio São Francisco, os turistas que visitam Petrolina encontram uma feira que chama bastante atenção: o Bodródomo. Nesse espaço, os turistas curtem aquilo que de melhor a carne de bode pode oferecer. O sabor suculento da carne já é sucesso em todo estado e deixa os turistas entusiasmados com a novidade. Além da carne, o espaço oferece música ao vivo, lanchonetes e quiosques. Petrolina ainda possui uma bela catedral, que em uma de suas torres, contempla um relógio doado por Padre Cícero e um Museu, que possui pertences de Lampião como principal destaque.

Petrolina possui aeroporto e rodoviária, facilitando o acesso dos turistas para a região. A cidade é cercada por muita beleza e cultura, encantando qualquer visitante e seus moradores. Conhecer a cidade é uma grande oportunidade de se aproximar um pouco mais do estilo de vida do nordestino e de toda a riqueza que a vida sertaneja pode oferecer. Em suas férias compre sua passagem aérea para Petrolina, passagem de ônibus ou mesmo dirija até lá, mas não deixe de visitar esta terra maravilhosa.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários