Turismo Uberlândia – A “Capital” do Triângulo Mineiro

Por Equipe Passagem Barata | 16 ago 2010

Uberlândia, município de Minas Gerais, é a segunda maior cidade do estado . Localiza-se no oeste do estado, na região do Triangulo Mineiro. É o principal centro urbano da região, e por esse motivo apresenta características de capital regional. Uberlândia é a 28ª maior cidade do país em população, com o número de 608.369 em 2007.

É uma cidade que atrai muito moradores, 38% são nascidos na cidade, os demais Uberlandenses (termo criado pelo jornalista Luiz Fernando Quirino), são pessoas que vieram para buscar oportunidades e fixaram residência permanente.

vista de Uberlândia pouco após o pôr-do-sol

O sistema rodoviário urbano reúne 5 terminais ardilosamente localizados nos bairros principais do município. Interligados por ônibus, os percursos não possuem paradas intermediárias, e os terminais possuem ônibus alimentadores, os quais estabelecem a ramificação secundária deste sistema de transporte, isto é, transporte de massa.

Uberlândia possui 13 corredores (ou estações) de ônibus situados nos principais pontos da avenida João Naves de Avilá, fazendo ligação entre dois terminais em um trajeto de dez quilômetros. Atualmente a cidade recebeu três novas empresas de transporte.

Uberlândia possui o terceiro maior aeroporto de Minas Gerais, tendo capacidade para atender mais de 600 mil passageiros por ano. A construção de um novo aeroporto está sendo cogitada. Uberlândia possui uma das melhores Universidades públicas a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que também possui um campus em Ituiutaba.

O que fazer em Uberlândia:

  • Cultura: confira o acervo de 1.500 peças do Museu Municipal.
  • Natureza: vá ao Parque do Sabiá que oferece uma área de 1,85 milhão de m², com direito a zoológico, aquário e setor de piscicultura. Tem a Represa de Miranda que é outra área de lazer, com extensão de 50 km².
  • Compras: os mais consumistas podem comprar tapetes, almofadas, colchas e outros produtos no Centro de Fiação e Tecelagem.
  • Comidas: e os mais gulosos podem satisfazer seus paladares no Mercado Municipal, que abriga a Casa do Palmito e a tradicional culinária de Minas Gerais.

Viste esses seguintes pontos turísticos:

  • a Casa da Cultura (1922),
  • a Estação Ferroviária Sobradinho (1896),
  • o Palacete Ângelo Naguettini (1925),
  • o Palácio dos Leões (1891) – que abriga o Museu Municipal – e o prédio do Mercado Municipal (1944), com suas 46 lojas de produtos típicos.
  • Outro símbolo da cidade é o Estádio João Havellange, com capacidade para até 75 mil torcedores.
  • o circuito de construções tombadas como Patrimônio Histórico Municipal, com destaque para a Igreja Nossa Senhora do Rosário em Miraporanga (1852)

Então não espere muito, reserve já uma passagem para Uberlândia e conheça essa cidade cativante do interior de Minas.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários