Turismo Xapuri – Conhecendo o Interior do Acre

Por Equipe Passagem Barata | 29 jun 2010

Turismo Xapuri - Conhecendo o Interior do Acre

O Brasil é um país de cultura muito rica. Cada pedacinho dele nos apresenta algo diferente e interessante para se conhecer e assim encontramos as tantas cidades turísticas que nos convidam a um longo passeio a fim de conferi-las.

Temos como exemplo dessas cidades a charmosa Xapuri, situada no sudeste do Acre, fazendo fronteira com a Bolívia, e estando à margem direita do Rio Acre e na foz do Rio Xapuri.

Fundada como povoado em 2 de março de 1904 recebeu o nome Xapuri dos nativos que a fundaram, sendo declarada cidade apenas em 23 de outubro de 1912 e instalada oficialmente em 1 de abril de 1913.

Tradicionalmente conhecida por suas lutas como a Revolução Acriana iniciada em 1902, e a luta do sindicalista Chico Mendes em prol dos seringueiros e a favor da posse de terras pelos habitantes nativos, assassinado em 1988.

Cidade pequena de clima quente e período chuvoso de novembro a março, Xapuri atrai muitos visitantes que buscam suas atrações turísticas.

A economia do município se baseia nas usinas beneficiadoras de castanha e borracha, olarias, beneficiadoras de arroz, a extração de látex, serrarias e marcenarias além da fábrica de tacos e outros produtos madeireiros e no turismo.

Os pontos turísticos de Xapuri são:

• A Fábrica de Preservativos Na Tex.

• O Museu do Xapury, que expõe peças e fotografias que contam as lutas para a formação do próprio Estado do Acre, além de contar a história da cidade;

• A rua do comércio;

• A Igreja de São Sebastião que ainda apresenta uma arquitetura colonial;

• A Casa Branca, casa onde viveu a personalidade mais famosa da cidade, o líder sindicalista Chico Mendes;

• A Pousada Ecológica do Seringal Cachoeira. Situada em um seringal, atrai pessoas que querem conhecer melhor a história de Chico Mendes, um pedacinho da floresta amazônica e a vida dos seringueiros;

• O Centro de Memória Antônio Assad Zaine, que reúne diversos objetos antigos de valor histórico como móveis, máquinas, utensílios domésticos, garruchas, torradeira de café, balanças, âncora, jornais, fotografias entre outros;

• Casas noturnas, hospedarias e restaurantes, que oferecem um bom e tradicional forró para extravasar as energias, acomodações de excelente qualidade, comidas para todos os gostos em especial as comidas típicas como churrasco, pato e rabada no tucupi (uma seiva retirada da mandioca brava) e a cajuína (bebida sem álcool feita a partir do suco de caju)

• As praias Praia do Inferno e Praia do Zaire.

Alguns eventos da cidade também são atrativos como: a Festa de São Sebastião realizada no dia 20 de janeiro, o aniversário da cidade no dia 22 de março, a festa de Início da Revolução Acriana realizada em agosto e o Festival de Praia e Esportes realizado nos meses de julho, agosto e setembro. Apesar de pequena a cidade de Xapuri oferece uma boa infraestrutura para receber os turistas com estalagens como a Pousada Ayshawa, a Pousada Vila Verde, a Pousada Chapurys, a Pousada Floresta Viva, a Pousada Ecológica do Seringal Cachoeira e o Hotel Veneza. As taxas de hospedagem na cidade variam entre R$ 40,00 e R$ 100,00, podendo ser encontrados preços promocionais durante a semana que baixam a estadia para até 30 reais, de maneira que, os turistas podem escolher o lugar que oferecer o pacote de serviços e o valor que mais lhe agrade.

O município vem se tornando com a parceria entre população e governo um excelente destino em um roteiro de viagem, oferecendo todo o suporte necessário para que seus visitantes estejam seguros e tenham uma viagem proveitosa. Vale à pena conferir.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários