Carnaval em Florianópolis – O Melhor Carnaval do Sul do Brasil

Por Equipe Passagem Barata | 07 fev 2012

A capital do estado de Santa Catarina realiza um dos melhores carnavais da região sul do país. O evento é conhecido como o Carnaval da Magia e é organizado pelo Governo Municipal no aterro da baía sul, próximo à ponte Hercílio Luz, considerada a maior ponte pênsil da América Latina. No local, foi montado um sambódromo chamado passarela Nego Quirido, em homenagem a um conhecido sambista local.

carnaval em florianópolis

Florianópolis, ou Floripa, como é apelidada carinhosamente por moradores locais e de outros municípios, é uma das três ilhas-capitais do país, sendo as outras duas São Luís (Maranhão) e Vitória (Espírito Santo). Durante o Carnaval, a cidade atinge médias de temperaturas entre 26 e 31 graus célsius. A festa de momo na cidade acompanha o calendário tradicional do Carnaval brasileiro. O sábado é dedicado aos desfiles das Escolas de Samba. São cinco agremiações, com seus foliões fantasiados e os belos carros-alegóricos: Copa Lord, Unidos da Coloninha, Protegidos da Princesa, Consulado e União da Ilha da Magia, que foi a campeã em 2011. A organização dos desfiles é da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (LIESF).

Já o domingo é dedicado aos desfiles de blocos e sociedades carnavalescas. Duas sociedades disputam neste dia: a Tenentes do Diabo e a Granadeiros da Ilha. A tradicional disputa move centenas de foliões, num animado e sadio confronto de beleza e harmonia. Floripa ainda possui o tradicional carnaval popular de rua, realizado ao redor da Praça XV de Novembro, onde os blocos de sujo brincam, sendo testemunhados por uma enorme e tradicional figueira. Florianópolis é uma cidade de grande atrativo turístico, com um belo centro histórico, diversas praias para o banho, intensa manifestação artística e cultural e uma forte estrutura para atender ao visitante, com farta hospedaria, alimentação e lazer.

A cidade possui aeroporto, o Internacional Hercílio Cruz, que opera as principais linhas brasileiras e da região do Mercosul. Para quem prefere viajar de carro, vindo do norte ou do sul do estado, o acesso é pela rodovia BR-101. Quem vem pelo oeste, o acesso é a BR-282, que também desemboca na BR-101.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários