Carnaval em Olinda – O Melhor Carnaval de Pernambuco

Por Equipe Passagem Barata | 06 fev 2012

Entre os carnavais mais tradicionais da região Nordeste do país está o realizado em Olinda, no estado de Pernambuco. Seu festejo de momo é um dos mais procurados pela maioria dos turistas brasileiros, que podem aliar os folguedos de Carnaval com o passeio pelo imenso acervo do patrimônio histórico do município. Terra do maracatu e do frevo, Olinda ferve durante o período e é garantia de carnaval animado.

carnaval em olinda

A marca da festa na cidade é, sem dúvida, o desfile dos Bonecos de Olinda, figuras sustentadas por foliões, portando mais de dois metros de altura e várias cores. Eles se destacam no meio dos blocos, percorrendo as ruas históricas da cidade e acompanhadas de milhares de pessoas alegres e festivas. O frevo é outra manifestação cultural que move a população local. A dança é levada pela cidade pelos blocos carnavalescos. Há várias agremiações, como a Vassourinha, Abanadores, Verdureiros, Espanadores, Pás, Empalhadores, etc., que receberam estes nomes em homenagem aos trabalhadores que, no passado, praticavam a dança pelas ruas de Olinda.

Outra atração de cidade, como de todo o Carnaval do estado, é o maracatu. Esse ritmo musical afro-brasileiro é marcado pela forte percussão usando tambores grandes, que são chamados de caixas, taróis, alfaias, gonguês e ganzás. Os cortejos de maracatu são concorridíssimos, onde as catirinas usam vestimentas de chitão. Estas são apenas uma das personagens da dança, que conta, ainda, com a porta-estandarte, a dama do paço, o rei e a rainha, as figuras da corte, o vassalo, os yabas e outros. A capoeira e outras manifestações culturais podem ser encontradas em Olinda, que possui, ainda, grande potencial turístico/cultural pela grande quantidade de manifestações populares. As praias são outro atrativo.

Localizada apenas a 7 quilômetros da capital Recife, Olinda é facilmente acessada de carro pela rodovia BR-101. Duas empresas de ônibus, São Geraldo e Penha, oferecem linhas das capitais brasileiras em direção à cidade. De avião, há vários voos por dia saindo de todas as capitais brasileiras.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários