Carnaval em São Luiz do Paraitinga – O Melhor Carnaval do Vale do Paraíba

Por Equipe Passagem Barata | 01 fev 2012

Para quem gosta de curtir um Carnaval mais tranquilo, precisa conhecer a programação organizada para o município paulista de São Luiz do Paraitinga, na região oeste do estado de São Paulo, conhecida como Vale do Paraíba. A festa de momo, na cidade, se caracteriza pelo carnaval antigo, em especial, o Festival de Marchinhas.

Carnaval em São Luís do Paraitinga

Já famoso na região, o Carnaval de São Luiz do Paraitinga vem atraindo, a cada, ano, maior número de turistas. Realizado na rua, a exemplo dos carnavais de antigamente, se estabeleceu como uma das festas populares mais tradicionais do estado. As famosas ruas de paralelepípedo já chegaram a receber mais de 150 mil turistas no período, cerca de 13 vezes superior ao tamanho de sua população. Em 2010, uma tragédia abalou a cidade: uma enorme enchente destruiu a igreja e comprometeu cerca de 80 imóveis tombados, impedindo a realização da festa naquele ano.

Em 2011, o Governo Municipal organizou o Carnaval da Reconstrução, que se consagrou e recuperou o prestígio e o turismo da cidade, reunindo foliões de vários municípios de São Paulo e de outros estados. Para este ano, o carnaval promete ser ainda mais animado: na sua 27ª edição, o Festival de Marchinhas terá as eliminatórias nos dias 20 e 21 e a grande final no dia 28. Vinte compositores locais e de outras cidades participam do concurso. Outra atração é o desfile dos blocos carnavalescos. Agremiações como o Bloco do Balacobaco, do Caipira, do Bebebum, do Saci e outros todos os anos agitam as ruas de São Luiz.

O município se localiza a 171 quilômetros da capital do estado. O acesso, tanto de São Paulo, quanto do Rio de Janeiro, pode ser feito pela rodovia Presidente Dutra, acessando a saída 111 em direção a Taubaté pela rodovia Oswaldo Cruz (SP-125). Para quem vem do litoral fluminense, o acesso é pela Rio-Santos. A cidade oferece vários estabelecimentos hoteleiros, bem como alimentação e atrações turísticas diversificadas. São Luiz do Paraitinga é um dos 29 municípios do estado considerados estância turística. Oferece atividades de ecoturismo e aventura, como o arvorismo, além dos diversificados patrimônios históricos.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários