Descubra o que é Urbex

Por Equipe Passagem Barata | 11 fev 2014

Um hobby não muito conhecido aqui no Brasil é o Urbex ou a exploração urbana. Essa prática consiste em visitar lugares abandonados como fábricas, usinas desativadas, catacumbas ou até mesmo cidades inteiramente abandonadas.

A prática começou nos anos 60, com vários grupos como o Suicide Club de São Francisco, que se dedicava a fazer excursões subterrâneas à beira do suicídio, daí o nome. A maior concentração de pessoas que faziam essa prática de exploração urbana estava nos Estados Unidos.

O Urban Exploration Ring é um dos mais famosos sites com informações de locais interessantes para você visitar e se aventurar, além das façanhas feitas por diversos grupos. A principal regra que os exploradores seguem é “Nunca tirar nada a mais que fotografias e não deixar nada além de pegadas”.

Muitos consideram essa prática muito arriscada, seja por ser um lugares totalmente desabitados e de difícil acesso ou porque muitas vezes o urbex significa entrar em propriedades particulares.

Mas se você pensa que essa prática fica somente em terra firme, se engana. Muitos exploradores se aventuram no fundo do mar e tiram fotos maravilhosas como essa em San Fruttoso na Itália do Cristo no Abismo.

Cristo no Abismo

Cristo no Abismo

Agora, se sua intenção é visitar uma cidade abandonada, uma opção é a cidade portuária de Keelung em Taiwan. Ela foi evacuada em 2011, antes da chegada de um tsunami por conta do terremoto de 8,9 graus que havia acontecido no Japão.

Keelung Taiwan

Keelung Taiwan

Há também o Túnel do Amor, próximo da cidade de Kleven na Ucrânia. Localizado no meio da floresta, essa é uma passagem desativada de um trem particular e tem 1,8 km de extensão.

Túnel do Amor

Túnel do Amor

Um sombrio para visitar é o Nara Dreamland, na cidade de Nara no Japão. Inspirado nos parques da Disney,  foi fundado em 1961, mas a partir dos anos 90 os investimentos nos brinquedos foram afastados e ficaram ultrapassados. Ele foi desativado em 2006 e hoje está completamente tomado pelo mato.

Parque Nara

Parque Nara

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários