Ecoturismo – Os Melhores Pontos de Ecoturismo no Brasil

Por Equipe Passagem Barata | 29 mai 2010

O ecoturismo é um turismo que respeita o meio ambiente e que estimula a educação ambiental. É uma modalidade de turismo voltada para a contemplação de ecossistemas em sua condição natural. O ecoturismo é entendido pelos seus adeptos e promovido pelos mesmos como uma maneira de praticar o excursionismo em pequena escala; uma prática mais funcional e enérgica em relação a outras modalidades de turismo; uma forma de turismo que considera irrelevante a infraestrutura de apoio sofisticada; um exercício de indivíduos esclarecidos e bem-educados, cônscios de questões pautadas à ecologia e ao desenvolvimento sustentável, com desejo de conhecer mais tudo que esteja relacionado ao meio-ambiente; uma prática menos agressiva ao meio-ambiente e a cultura.

O ecoturismo oferece várias atividades que são praticadas em meio ao ambiente natural. Contudo, algumas atividades são consideradas pelos ecologistas inadequadas, como por exemplo, o canyoning que utilizam trechos do rio para nidificação de aves de rapina.

A seguir atividades propostas pelo ecoturismo:

Ecoturismo - Tirolesa

Tirolesa: é a prática da travessia de canyons, vales e montanhas, através de cordas, usando equipamentos apropriados.
Cavalgada: é andar a cavalo trajetos em meio à natureza.
Passeios a pé em trilhas e levadas: um local muito buscado para se praticar esses passeios é a ilha da Madeira, possui longas veredas e levadas.
Snorkeling e flutuação: A flutuação é um excursionismo em que o excursionista flutua, em um trecho de rio, equipado com roupagens de neoprene, na maioria das vezes com velocidade de correnteza fraca, e simultaneamente observe a fauna e flora aquática. Bonito – MS proporciona esse tipo de passeios em rios de água cristalina, com intensa biodiversidade.
Bóia-cross: é a prática, em classe leve, de descer quedas d’água em bóias grandes e redondas. A atividade compreende brincadeiras, e para garantir a segurança tos turistas, a atividade é escoltada por canoístas profissionais.
Observação de aves: é o passeio que traz como finalidade a observação dos pássaros em seu habitat natural. É considerada uma atividade de ecoturismo legítima, pois é uma prática de pouco impacto ao ambiente. No Sudeste do país, na reserva florestal de Macaé de Cima, próximo ao Rio de Janeiro, os turistas podem ver espécies de pássaros remanescentes no Brasil. Outro lugar de grande procura é Petrópolis-RJ. Lá existe uma pousada chamada Pousada Paraíso onde se destaca essa atividade, e disponibiliza guias especializados.
Cicloturismo: é uma atividade de ecoturismo que tem como principal meio de transporte a bicicleta. O turista que pratica Cicloturismo, travessa no mínimo um pernoite afora de seu local de convivência habitual. Essa modalidade não é competitiva.
Observação de fauna e flora: é a atividade que contempla ou observa plantas e animais.
Estudos do meio ambiente: essa atividade consiste em estudar o espaço em que está cursando. Ao lado de um guia e um organizador ecológico
Trekking: é a modalidade turística de caminhadas ou trilhas, com a duração de mais de um dia, por áreas naturais.
Paragliding: O parapente ou paraglider é um aeroplano, em cuja asa o piloto e os possíveis passageiros são suspensos por linhas.

Há outras categorias como Balonismo, Canyoning, Rafting e Turismo geológico.

Os principais roteiros de ecoturismo no Brasil:

Ecoturismo - Bonito - MS

– Bonito – MS: Possui ampla extensão de florestas preservadas e o maior aquário natural de água doce do país. As águas são extraordinariamente cristalinas.
– Caconde – SP: Situada entre represas e montanhas, apresenta uma heterogeneidade de paisagens e alternativas de esportes x turismo.
Chapada dos Veadeiros em – GO: A região é avaliada como patrimônio geológico nacional. Seus panoramas memoráveis são misturados de cachoeiras, cânions, minas de cristal, montanhas, piscinas naturais, rios e trilhas.
Caverna do Diabo – SP: É um ambiente excitante e místico, é uma gruta com mais de 3 mil metros de expansão, pelo qual os turistas podem contemplar outra face da natureza, e o encanto de cascatas de calcita, cortinas de pedras, estalactites e estalagmites.
Lençóis Maranhenses – MA: É um deserto de dunas que se movem impelidas pelos constantes ventos. As dunas são rasgadas por várias lagoas de águas doces e cristalinas, em um show excepcional e memorável.

Dicas para quem quer começar a praticar um ecoturismo saudável e seguro:

Antes de dar início a pratica dessas atividades de ecoturismo, há determinadas regras que são fundamentais e que todos precisam seguir. As dicas a seguir garantiram a sua segurança:

– Se contratar alguma agência de viagens, constate se o guia conhece bem a região e se ele tem um bom treinamento em salvamentos e primeiros socorros.
– Para os locais de complexo acesso ou para matas fechadas, utilize, sempre, a carta topográfica e bússola.
– Busque constantemente praticar ecoturismo em oficiais veredas e mapeadas.
– Avise seus amigos e seus familiares sobre o passeio, antes de partir. Indique o horário presumido para retorno.
– Mantenha sempre em sua mochila, um estojo ou uma caixa de primeiros socorros.
– Jamais permaneça acompanhado de indivíduos despreparados ou orientadores inexperientes.
– Procure ter informações sobre as trilhas antes de partir e use roupas e calçados apropriados para cada tipo de trilha.
– Nunca se esqueça de levar consigo celular ou um radiocomunicador.
– Entre os materiais para trilhas extensas, carregue consigo pilhas, lanternas e apito.
– Carregue, sempre, água e mantimentos leves.

Enfim, se é principiante busque por trilhas que apresentem menor dificuldade. Não abuse de seu condicionamento físico, e em uma área natural apenas tire fotos, deixe apenas suas pegadas e leve consigo maravilhosas lembranças.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários