Os costumes mais curiosos da Grécia

Por Equipe Passagem Barata | 03 mar 2014

grécia

A Grécia é um país que encanta muitas pessoas por conta de suas belas paisagens, pela culinária única e, principalmente, devido à sua história. Visitar os antigos templos da mitologia grega é o sonho de muita gente e a cultura desse país ainda é muito ligada a esse tema. O país também possui arquitetura diferenciada e lindas praias que atraem turistas todos os anos.

Alguns costumes do povo grego são bem curiosos, como o de quebrar pratos em celebrações. Ninguém sabe exatamente onde e como isso começou, porém essa tradição já acontece há quatro mil anos. Os gregos acreditam que o barulho dos pratos afasta os espíritos ruins e ainda mostra uma forma de desapego material.

É possível perceber esses costumes em festas e casas gregas. A prática é ilegal em restaurantes e tavernas do país e foi substituído pelo atirar de flores. Isso não ocorreu por conta do prejuízo que os donos tinham, mas sim pela alta quantidade de pessoas que ficavam feridas durante festas muito animadas.

casamento-grego-6

Um item muito utilizado em decorações e acessórios femininos é o olho grego. O povo do país acredita que ele afasta o mau-olhado e que o azul é a cor que reflete o mal, por isso se você tem olhos azuis, não estranhe se um grego demonstrar medo. Pessoas com essa cor são vistas como perigosas, ainda mais se elogiam um habitante local.

olho-grego

É comum ver nas casas do país e vasos de entrada de ambientes alguns cactos plantados, pois eles acreditam que a planta mantém o mal afastado. Assim como os ocidentais, eles têm superstição com o dia 13, mas não com a sexta-feira. Para o povo grego, as terças-feiras 13 são vistas como dias de má sorte e muitas vezes lojas e restaurantes ficam fechados porque os comerciantes têm medo de acontecer algum problema.

Caso você ganhe uma carteira de um nativo, provavelmente verá que ela tem pelo menos duas moedas. Os gregos consideram que dinheiro atrai dinheiro e, por isso, suas carteiras nunca estão totalmente vazias devido a essa crença.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários