Turismo Bahia – Visite a Praia de Taipus de Fora

Por Equipe Passagem Barata | 14 abr 2010

No litoral sul do estado da Bahia está localizada a península de Maraú, onde fica a vila de Barra Grande. É lá que se encontra uma das mais belas praias do país, Taipus de Fora. Taipus é um nome de origem indígena que designa os tipos de morros arredondados encontrados na região.

Em Barra Grande são mais de 50 km de praias, mas a mais visitada é a de Taipus ao sul da localidade. Esta praia se estende por cerca de 7 km de areia branca, coqueirais e piscinas naturais formadas pela barreira de recifes de corais no mar quando a maré está baixa. A água é tão clara que é comum à prática de observação de espécies marinhas e o mergulho livre.

A praia de Taipus de Fora é muito procurada por famílias e turistas que procuram mar calmo e praia limpa. A infra-estrutura local oferece pousadas, hotéis, restaurantes, quiosques e outros serviços para comodidade dos visitantes. É possível explorar a área com passeios de barco e mergulhar na água morna do mar. A culinária baiana também é um atrativo do local que já foi uma aldeia de pescadores e aldeia indígena na época do descobrimento do Brasil. Hoje o local é apenas sustentado pelo turismo.

Na costa a mata atlântica preserva grande variedade de fauna e flora que pode ser observada por algumas trilhas ecológicas que levam a cachoeiras no interior da península e que formam lagoas de água doce. Na península de Maraú há opções de diversão para todos os gostos.

Uma boa dica para quem pretende conhecer o local é ir à lua cheia ou na lua nova onde a maré baixa deixa a mostra os corais. Também é bom pesquisar pacotes de estadia entre os diversos hotéis e pousadas locais porque a região é muito valorizada pelo setor imobiliário. Há por ali muitas mansões à beira mar e o maior e mais caro resort do país. Por isso tudo a viagem pode sair um pouco mais cara que o planejado tanto na estadia quanto na alimentação. Se for o caso leve alguns lanchinhos para economizar pelo menos enquanto estiver na areia.

Com tanta beleza e diversidade em um só local fica difícil resistir e não decidir visitar a praia de Taipus de Fora quando planejar uma viagem de lua de mel ou de férias. O lugar é muito visitado, é difícil encontrar praia vazia, mas o visual e a proximidade com a natureza marinha e costeira compensam.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários