Desvendando o Litoral Brasileiro: Conheça as Mais Belas Praias

Por Equipe Passagem Barata | 12 set 2015

O litoral do Brasil possui mais de 7.400 quilômetros de extensão e reserva em suas cidades, ilhas, praias e encostas lugares formidáveis, que parecem conquistar todos aqueles que visitam, dada a magnitude de suas belezas naturais e opções de gastronomia e entretenimento.

Praia da Joaquina

Começando pelo Sul do país, temos a praia da Joaquina e suas dunas. Localizada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, esse pedaço da costa brasileira parece reunir um grande número de atrativos.

O trajeto do centro da cidade até a praia já vale a viagem (o que é um alívio visto que o trânsito nem sempre colabora), a paisagem caminho é cercada de montanhas e encostas que acompanham a estrada até a chegada nas dunas.

Praia da Joaquina | Fonte da imagem: viagemempauta.com.br

Praia da Joaquina | Fonte da imagem: viagemempauta.com.br

Altas montanhas de areia branca e vegetação rasteira em algumas partes dão lugar à praia logo adiante. Na faixa de areia, prepare para se deparar com um público animado e descontraído, buscando se divertir no melhor lugar ao sol e encontrar as boas ondas para prática do surfe.

Morro do Maluf

Outro lugar, que chama atenção pela paz e sossego que proporciona, é o morro do Maluf no Guarujá, situado entre as praias da Enseada e Pitangueiras. Tem em seu local estratégico sua maior virtude.

O acesso ao topo pode ser feito de carro em poucos minutos do centro da cidade, sendo possível assim fugir do caos da temporada de verão e ainda desfrutar de uma vista panorâmica da estância balneária que por muitos anos foi o símbolo de prestígio e sofisticação, mas que ainda conserva intactas a beleza indiscutível da sua orla e construções adjacentes.

Morro do Maluf | Fonte da imagem: plus.google.com

Morro do Maluf | Fonte da imagem: plus.google.com

Salvador

Não da para falar em viajar pelo litoral brasileiro sem pensar em visitar, o que para muitos foi o berço do Brasil, a cidade de Salvador. Lá é possível se deixar levar com a incrível hospitalidade local e lugares para conhecer.

O Farol da Barra é um deles, além de ser um marco da nossa história é um lugar de beleza inestimável, assim como a Praia do Flamengo, que por estar distante da região central da cidade ainda conserva um ar interiorano e pacato, dando a sensação de ter entrado em uma obra de Jorge Amado.

Farol da Barra | Fonte da imagem: aratuonline.com.br

Farol da Barra | Fonte da imagem: aratuonline.com.br

Itacaré

Continuando na Bahia, vale esticar um pouco até a região de Ilhéus e conhecer Itacaré, uma cidade pequena, com pouco mais de 17.000 mil habitantes, mas que por felizes coincidências ao longo da história e um programa de preservação ambiental criado pelo governo do Estado, conserva até os dias de hoje grande parte da sua mata atlântica, além de boas condições de surfe quando a ondulação atinge a costa do nordeste brasileiro, sendo por esse motivo um referencial quando o assunto é Ecoturismo.

Itacaré | Fonte da imagem: blog.encontresuaviagem.com.br

Itacaré | Fonte da imagem: blog.encontresuaviagem.com.br

Rio de Janeiro

Apesar de o lugar dispensar comentários, não da para falar na beleza da costa brasileira sem falar no Rio de Janeiro e seus pontos turísticos. A começar pela vista da Baía de Guanabara, do Morro do Pão de Açúcar e seu bondinho característico, ao fundo a ponte Rio – Niterói completa o visual.

As praias mundialmente conhecidas de Copacabana e Ipanema são repletas de atrativos durante o dia e também de noite. No quesito vida noturna, além dessas opções, a cidade ainda conta com a Lapa. Local que foi revitalizado e agora é um dos principais pontos de encontro de quem quer sair e se divertir.

Pão de Açúcar | Fonte da imagem: turismoalianca.com.br

Pão de Açúcar | Fonte da imagem: turismoalianca.com.br

Fernando de Noronha

Por fim, o lugar que mais chama atenção nos últimos anos: o arquipélago de Fernando de Noronha. Localizado cerca de 500 quilômetros da cidade de Recife, no estado do Pernambuco, é um Paraíso que parece ter parado no tempo. Apesar do acesso, atualmente, ser através de embarcações e aviões, de longe já é possível reparar o nível de preservação da fauna e flora local, além da arquitetura simples e rústica das poucas construções existentes na Vila dos Remédios, localidade central da Ilha que concentra maior parte das pousadas, pontos comerciais e uma agência bancária.

Fernando de Noronha | Fonte da imagem: amigosdojoe.com.br

Fernando de Noronha | Fonte da imagem: amigosdojoe.com.br

A praia mais próxima da Vila é a praia do Cachorro, onde é possível apreciar um por do sol magnífico, sentado no famoso Bar do Cachorro, desfrutando de uma água de coco nas últimas horas do dia e onde também acontece um forró animado nas noites de sexta-feira e sábado.

A Cacimba do padre com as fortes ondas quebrando e o morro dos dois irmãos ao fundo, o mirante do Boldró e sua vista privilegiada, a Praia do Leão (que recebe este nome devido ao barulho que faz o mar enquanto se choca com as rochas), a Praia da Conceição com sua areia fina, alguns quiosques e água transparente, além da Baía dos Golfinhos, que proporciona uma vista do alto, de onde é possível avistar formações de golfinhos rotadores saltando.

Baía dos Golfinhos | Fonte da imagem: meetlo.com

Baía dos Golfinhos | Fonte da imagem: meetlo.com

Por esses e tantos outros motivos que o litoral brasileiro é uma boa pedida na hora de elaborar uma lista de destinos para viajar.

Você também vai gosta de:

Conheça as 10 Melhores Praias Urbanas do Mundo

As praias mais exóticas do mundo

Conheça a praia de Itacuruçá- RJ

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários