Turismo Praia do Farol – Visite Arraial do Cabo e conheça a Praia do Farol

Por Equipe Passagem Barata | 19 mar 2010

Venha conhecer e viajar pelo Brasil. O Brasil é um país  cheio de belezas naturais, uma delas é a diversidade de praias.

Os litorais Brasileiros são conhecidos em todo o mundo pela suas belezas naturais. Uma das praias mais perfeita do Brasil segundo visitantes e moradores é a Praia do Farol em Arraial do Cabo no estado do Rio de Janeiro.

A Praia de Arraial do Cabo, fica localizada na Ilha do Farol onde se encontram ruínas de um farol construído em 1833 e o Farol Novo de 1861. A ilha tem ainda uma gruta chamada Gruta Azul, que fica do lado oeste da ilha.Praia do Farol

A ilha do Farol em Arraial do Cabo é desde 1997 uma reserva extrativista e para visitá-la além de um barco alugado é necessário ser autorizado pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira. A ilha toda tem 5 km de extensão e a paisagem é composta pela praia de areia clara e ao fundo, no centro da ilha, picos de até 390 metros de altitude.

A praia fica a 180 km da capital do Rio de Janeiro onde é muito fácil encontrar barcos disponíveis até a ilha. Os esportes náuticos, como mergulho, são muito praticados na região de águas claras. A pesca, inclusive a submarina é que garante o sustento de pelo menos 60% dos moradores locais.

A preservação do local por turistas e moradores é obrigatória por lei, decorrente da grande variedade de espécies da fauna e flora existentes na reserva. Por isso é permitido levar desta bela ilha apenas fotos e recordações. A fiscalização e limpeza do local são impressionantes e também garantem aos visitantes, sossego e tranqüilidade.

Em 1503 o comandante Américo Vespúcio desembarcou no Arraial uma de suas expedições, e aí começaram as bem-feitorias ao local. Somente em 1985 houve a emancipação política do Arraial que se desmembrou de Cabo Frio.

A ilha é considerada selvagem, não há no local lugar para estadia nem pontos de alimentação, portanto antes de contratar um barqueiro certifique-se de estar bem equipado para permanecerem algumas horas desfrutando da beleza do lugar. É bom também lembrar que a marinha permite apenas estadia de poucas horas e multa quem deixa restos de lixo na praia. A viagem de barco a partir da cidade de Cabo Frio leva apenas meia hora e se optar caminhar dentro da ilha ao farol prepare-se para levar água suficiente para uma caminhada de uma hora e meia, morro acima.

O lugar de mar verde-esmeralda é deslumbrante e mesmo que seja uma rápida visita garante sossego e paz interior pelo contato com a natureza tão preservada. Um mergulho na água que vem do pólo sul e é gelada revigora e dá animo para retornar ao continente e a vida agitada. É um passeio indispensável passando pela região.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários