Dicas de Viagem – Fique Atento à Cotação do Dólar

Por Equipe Passagem Barata | 15 jun 2010

Dicas de Viagem - Fique Atento à Cotação do Dólar

Encontrados em países do mundo todo que se transformam em perfeitos roteiros de viagem. E, quem não resiste ao charme do exterior, tem por necessidade conhecer um pouco sobre o dólar e ficar de olho em suas cotações.

O dólar (moeda oficial dos Estados Unidos da América, Equador, El Salvador e Panamá) é de extrema importância para a economia do mundo.

Após a Segunda Guerra Mundial, que teve fim em 1945, os países prejudicados pela guerra, especialmente os europeus, passaram a depender mais dos produtos norte americanos e consequentemente a adquirir mais dólares, dando aos Estados Unidos a liderança da economia mundial, fazendo do dólar moeda internacional.

Devido a esse domínio que o dólar exerce sobre os países do mundo todo é que os turistas devem estar atentos à cotação da moeda, no caso do dólar turismo.

Temos na economia três tipos distintos de cotação do dólar, e são estes:

Dólar comercial: Utilizado para exportações e importações, em negociações de bancos comerciais e empresas que desejam instalar suas posições no comércio exterior.

Dólar turismo: Também chamado de câmbio flutuante, é utilizado para transações de pessoas que desejam ir para o exterior.

Dólar Paralelo: Também conhecido como câmbio negro, é negociado fora das transações oficiais, com a intermediação de doleiros, responsáveis pelas negociações feitas sem conhecimento do governo.

O dólar turismo, moeda utilizada por quem deseja viajar para o exterior, não tem limites de compra, nem prazo após a compra, não havendo ainda a necessidade de venda do restante da moeda após o retorno ao Brasil.

Essa moeda pode ser adquirida por qualquer pessoa em instituições autorizadas pelo Banco Central a negociá-la, sendo que cada transação é registrada no mesmo.

As taxas de câmbio e comissão sobre as transações do dólar turismo podem variar de acordo com cada instituição e com o modo escolhido, ou seja, se a moeda é comprada em papel-moeda, cheque de viagem ou TVM (cartão pré- pago de viagem).

Os períodos de baixa das cotações devem ser bem aproveitados, pois são os momentos ideais para a compra de passagens aéreas, pacotes turísticos e moedas, e, quem não pretende viajar pode aproveitar ainda para comprar produtos importados que sairão bem mais em conta.

Tanto o câmbio comercial quanto o turismo interfere diretamente em uma viagem ao exterior, definindo o preço da moeda, influenciado preço de passagens, hotéis, pacotes turísticos, alimentação, enfim, tudo que haja a necessidade movimentar dinheiro. De maneira que, havendo uma atenção com as cotações do dólar, a viagem pode ser bem programada e aproveitada sem maiores tensões financeiras.

Um bom lugar para olhar a cotação do dólar é a página de cotações da UOL. Também existem widgets e plugins que podem mostrar a cotação em tempo real no seu desktop ou navegador.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários