Regras de Etiqueta para Cumprimento

Por Equipe Passagem Barata | 02 out 2013

Uma das maiores gafes cometidas por viajantes em terras estrangeiras é a forma de cumprimentar as pessoas. O cumprimento é diretamente relacionado aos costumes de cada país, necessitando, portanto, de muita atenção na hora de falar com um habitante em um país diferente. Saiba como cumprimentar as pessoas adequadamente em diversos locais do mundo.

Japão

O povo japonês segue antigas tradições e é bastante reservado.  Em virtude dessa característica tão forte, o mais indicado é curvar-se levemente diante de quem se deseja cumprimentar. Apertos de mão raramente são vistos entre os japoneses.

Cumprimento no Japão

Egito

Nesse país, a amizade masculina é valorizada e é comum os homens abraçarem-se e até beijarem-se no rosto. O aperto de mão é quase uma exceção, não sendo aconselhável para os viajantes do sexo masculino iniciarem um cumprimento dessa forma, a não ser que lhe seja proposto pela outra parte. As mulheres limitam-se a um leve sorriso ou, no máximo, a um breve aceno.

Portugal

Amigos próximos em Portugal cumprimentam-se com um forte abraço. Já os demais cumprimentam-se com dois beijos no rosto, sendo o primeiro à esquerda e o segundo à direita, costume adquirido desde a infância.

Cumprimento Portugal

Alemanha

Os homens alemães cumprimentam os amigos com um forte abraço e para pessoas não tão próximas, o aperto de mão é suficiente. As mulheres cumprimentam com um beijo no rosto.

França

Em Paris, as pessoas mais íntimas cumprimentam-se com um abraço e um beijo na sequência esquerda, direita, esquerda e direita. Na região norte do país, as pessoas costumam dar dois beijos de cada lado do rosto, e já no Sul, são três. Ao cumprimentar pessoas estranhas, os franceses não têm o hábito de beijar.

Cumprimento França

Espanha

Nesse país, uma pessoa que não dá um beijo ao cumprimentar a outra é visto como arrogante. Os homens cumprimentam as mulheres com beijos do lado direito e esquerdo, ao mesmo tempo em que lhes apertam a cintura. Em circunstâncias profissionais, essa intimidade é pouco comum.

Reino Unido

Tradicionalmente o aperto de mão é o cumprimento mais utilizado entre os britânicos. Algumas vezes, é possível observar uma quebra dessa frieza, ao encontrar mulheres, amigos e familiares cumprimentando-se com dois beijos no rosto e um abraço.

Cumprimento Reino Unido

Brasil

Os homens brasileiros costumam cumprimentar com um aperto de mão. Bons amigos podem cumprimentar-se com beijos no rosto e dependendo da região, observa-se de um a três beijos na saudação.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários