Tudo Que Você Precisa Saber Para Viajar ao Exterior

Por Equipe Passagem Barata | 30 ago 2010

Você pensou, viu as possibilidades, fez as contas… E finalmente decidiu fazer aquela tão sonhada viagem internacional. Mas viajar para o exterior exige uma preparação especial, já que não basta somente comprar a passagem, fazer as malas e embarcar no avião. Confira as nossas dicas e evite dor de cabeça na hora da viagem:

Passaporte

A primeira providência que você tem que tomar é o passaporte. Quanto antes você der início ao processo, melhor. Quem já tem o documento precisa prestar atenção na data de validade: para sair do país, o passaporte precisa ter validade mínima de seis meses.
Para tirar (ou renovar) o seu, é preciso entrar no site da Polícia Federal e preencher o formulário eletrônico. Em algumas cidades, é preciso agendar o atendimento nos postos da Polícia Federal, mas isso também pode ser feito online.

tudo que você precisa saber para viajar ao exteriorAo fim do processo, o sistema te dará um número de protocolo da operação. Com ele, você pode acompanhar o andamento do pedido, além de imprimir a guia para pagamento do passaporte, que precisa ser paga antes do dia do atendimento. O tempo total de espera pelo passaporte vai depender da cidade me que você estiver. Menores de idade precisam estar acompanhados pelos pais no momento do atendimento. Outras dúvidas podem ser respondidas pela Polícia Federal na página de dúvidas de seu site.

O Brasil possui acordo com alguns países da América do Sul que facilita a nossa entrada nesses lugares. Na Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia e Peru, a apresentação do RG original substitui o passaporte.

Vistos

Com o passaporte em mãos, é hora de ir atrás do visto. Vários países não exigem que os brasileiros apresentem vistos na hora da entrada. Os principais destinos na América do sul, por exemplo, são alguns deles: Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru não pedem vistos para turistas brasileiros.

Outra grande exceção é a União Europeia. Os 25 países que fazem parte da Zona Schengen permitem que os brasileiros permaneçam em seus territórios por três meses sem apresentar nenhum tipo de visto. No entanto, os turistas devem apresentar um plano de assistência médica válido na Europa no momento de sua entrada.

Os Estados Unidos ainda exigem visto dos brasileiros. Para tirá-lo, é preciso entrar em contato com o Consulado Americano e agendar uma entrevista. O processo começa com o pagamento da taxa de R$38, que pode ser feito pelo site oficial [http://www.visto-eua.com.br], e pelo preenchimento do formulário online. Antes de comparecer à entrevista, você ainda precisa pagar uma taxa pela emissão do documento, que varia de acordo com o tipo de visto solicitado.

Os turistas que pretendem visitar o México também precisam de visto. Para solicitar o seu, basta entrar em contato com o Consulado no site oficial e marcar sua entrevista. Se você possui o visto americano, boas notícias: você não precisa dar entrada no Consulado mexicano, já que o país permite a entrada com visto dos Estados Unidos.

Vacinas

Antes de embarcar certifique-se se o país de destino não pede a obrigatoriedade de alguma vacina para os turistas que recebe. Na América do Sul, a Bolívia e o Peru, por exemplo, exigem que o viajante apresente a carteira de vacinação internacional para provar que ele tomou a vacina contra a febre amarela. O mesmo acontece em países da África, como Gana e Angola. Mais informações podem ser encontradas na página oficial da Anvisa.

Gostou? Então compartilhe

Deixe seus comentários